Empréstimo que tem FGTS como garantia tem taxa de juros a preço de consignado

Empréstimo que tem FGTS como garantia tem taxa de juros a preço de consignado
Empréstimo que tem FGTS como garantia tem taxa de juros a preço de consignado.

Está no aperto e precisa de um socorro para fechar as contas do mês? Então, essa notícia é para você! 

O Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal liberaram uma nova linha que terá como garantia o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O empréstimo deverá começar a circular a partir de 26 de setembro. 

Publicidade

Publicidade

A medida ainda não foi completamente divulgada, mas a expectativa é que a população possa usar de 30% até 80% do FGTS como garantia para o empréstimo. 

Veja aqui como serão as liberações e as vantagens de solicitar. 

Empréstimo que tem FGTS como garantia tem taxa de juros a preço de consignado
Empréstimo que tem FGTS como garantia tem taxa de juros a preço de consignado.

Empréstimo com garantia do FGTS: como será? 

Os mais de 37 milhões de pessoas que trabalham com carteira assinada no país poderão solicitar essa nova modalidade de crédito. 

Publicidade

Publicidade

Ele será como um empréstimo consignado convencional e também deverá seguir algumas regras, conforme a Lei 13.313/2016, tais como:

  • Respeitar o limite de crédito disponível, que não pode ultrapassar 30% do seu salário
  • Os juros do empréstimo serão de, no máximo, 3,5% ao mês
  • Diferente do consignado privado convencional, essa modalidade tem possibilidade de parcelamento de até 48 vezes
  • A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.

Empréstimo com FGTS: Como solicitar? 

Como dito, esse novo tipo de empréstimo é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal, então para solicitar seu empréstimo, o interessado precisa ir até uma agência da Caixa.

Lá, os atendentes irão orientar e informar sobre os documentos necessários. Mas, comumente, os documentos para empréstimo, são: 

  • RG, CPF, ou algum documento com foto 
  • Holerite do trabalho 
  • Comprovante de endereço 

Vantagens do empréstimo consignado 

Em comparação com outras linhas de crédito pessoal, esse empréstimo com FGTS é mais vantajoso. 

Sua tabelo pré-fixada de juros é um grande benefício, porém, vale ressaltar que o crédito com garantia do FGTS tem em média 0,5% a mais de juros do que as outras opções.

Outra vantagem é que esse empréstimo está disponível para quem está com o nome sujo, pois não será feita consulta de inadimplência.

Publicidade

Publicidade

As condições de pagamento também serão especiais. Segundo o Diretor administrativo da HE Promotora, Hipólito Reis dos Santos, essa medida deve ajudar, considerando que normalmente o dinheiro do FGTS fica parado, sem serventia imediata: 

Este é um empréstimo que compensa fazer, porque o dinheiro do FGTS, ele fica lá parado, só quando tem liberações esporádicas que você consegue sacar, e ainda assim, uma parte muito pequena. Agora todo trabalhador vai poder usufruir deste benefício – frisa.

Ainda na visão de Santos, o empréstimo é a melhor saída para pessoas que não tem acesso ao consignado e que normalmente se sujeitavam às altas taxas de créditos pessoais ou até agiotas.

 Agora ninguém precisa se enforcar pagando um juros alto. Você vai conseguir fazer uma parcela que cabe no seu bolso e resolve o seu problema financeiro – diz.

Além disso, o crédito consignado é vantajoso por ter seu desconto direto na folha de pagamento, por ter um limite pré-estabelecido, além de juros inferiores às demais linhas de crédito. Mas, fique atento: você precisa se organizar bem para assumir esse tipo de responsabilidade, pois seu dinheiro será retido direto na fonte. 

Hipólito também comenta que outra vantagem é a automação e a facilidade: 

 A pessoa vai baixar o aplicativo do FGTS, ver o saldo e autorizar o banco onde ele está vendo o empréstimo a consultar aquele saldo – descreve.

Publicidade

As informações são do portal Campo Grande News e do Ensina Serasa.

Publicidade

Amanda LinoJornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
Veja mais ›
Fechar