Empréstimo sem comprovação de renda: Como funciona, tipos e vantagens

Hoje em dia, temos diversas formas de trabalho. A famosa CLT tem perdido espaço para profissionais MEI ou empreendedores individuais com outros registros. 

Com isso, as concessões de crédito também mudaram. Agora, empréstimo sem comprovação de renda é uma realidade. 

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo algumas formas de empréstimo que não precisam de comprovação de renda e suas vantagens. 

mãos segurando notas de dinheiro
Empréstimo sem comprovação de renda: Como funciona, tipos e vantagens

Como funciona o empréstimo sem comprovação de renda

A grande diferença entre o empréstimo convencional e o empréstimo sem comprovação de renda são os documentos que devem ser apresentados

Isso porque, em geral, os bancos pedem uma comprovação como o holerite, para atestar a possibilidade de pagamento do empréstimo. 

Publicidade

Publicidade

Já quando não há holerite, outros pontos podem ser apresentados, como: 

Histórico de pagamento

Ter um histórico de bom pagador é essencial para conseguir crédito. É importante não ter nenhuma restrição no nome também.

Concentre sua renda e seus gastos em uma conta bancária

Os extratos bancários também são uma forma de comprovar a renda. Se você concentra suas movimentações em uma única conta, fica mais fácil para o banco verificar a sua frequência de recebimentos, valores e tudo mais. Assim, sua renda – pelo menos aproximada – pode ser verificada.

Declaração do seu Imposto de Renda

Essa é uma boa para autônomos e profissionais liberais. O Imposto de Renda, além de mostrar que você possui um rendimento elevado, também mostra como suas finanças são gastas. Essa é uma boa ótima forma para comprovar renda.

Além disso, é preciso ressaltar que para solicitar um empréstimo é necessário apresentar o RG, CPF e comprovante de residência.

Quais são as formas de empréstimo que não exigem comprovação de renda?

Temos algumas formas de empréstimo sem comprovação de renda. Os principais são: 

Empréstimo com garantia

Publicidade

Publicidade

Essa modalidade é, normalmente, vantajosa por conta dos juros baixos e o prazo de pagamento prolongado.

Além disso, alguns especialistas consideram que o empréstimo com garantia é considerado um dos mais saudáveis entre os disponíveis.

Na prática, você entrega sua casa ou o seu carro como garantia, e então ocorre a alienação fiduciária. Você ainda pode utilizá-los normalmente. Porém, em caso de inadimplência, o bem passa a ser da instituição financeira. 

Avalista

Nesse caso, para conseguir o empréstimo, o interessado precisa de alguém, que pode ser um familiar ou amigo, que irá comprovar renda em seu lugar. Caso haja inadimplência, é o avalista que paga o empréstimo. 

Publicidade

Essa modalidade pode se unir ao de garantia. Isso porque, muitas pessoas querem um empréstimo com garantia, mas não possuem o bem registrado em seu nome, como pode ser o caso de um casal, por exemplo. 

Publicidade

Penhor

Nesse, a pessoa dá um bem como garantia, muito semelhante ao empréstimo com garantia. Porém, pode ser uma joia, equipamento agrícola ou industrial. O bem fica em posse da instituição financeira e só é devolvido depois do pagamento da dívida. 

Todos os tipos de empréstimo sem comprovação de renda citados acima podem ser encontrados nos bancos ou financeiras de sua preferência. Normalmente, é melhor apostas naquelas que você já tem conta. 

Vantagens e desvantagens

Assim como qualquer operação de crédito, o empréstimo sem comprovação de renda também tem suas vantagens e desvantagens. 

Publicidade

Publicidade

A principal vantagem é que o interessado garante uma forma de crédito flexível e, em tese, fácil de conseguir. Além disso, a modalidade de garantia, como dito acima, oferece taxas de juros bem baixas, o que é um ponto positivo. 

Já como desvantagem, destacamos a necessidade um bom planejamento financeiro. Afinal, caso haja inadimplência, o usuário pode até mesmo perder um imóvel ou outro bem precioso, no caso do empréstimo com garantia. 

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário