Enem 2020: divulgação dos locais de prova da reaplicação! Veja aqui!
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os locais de prova da reaplicação do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio).
É simples obter a informação, basta acessá-la na Página do Participante do Enem, informando seu login e senha. Confira, aqui, mais informações sobre a prova!

Reaplicação do Enem 2020
A reaplicação do Enem 2020 tem como foco atender candidatos que não conseguiram realizar a versão impressa ou digital devido à contaminação por Covid-19 ou outras doenças infecciosas, bem como por problemas logísticos.
Há dois casos de reaplicação: os que os candidatos solicitaram essa alternativa ao Inep e outros que tiveram liberação automática pelo órgão, como os moradores do Amazonas e das cidades Espigão D’oeste e Rolim de Moura, em Rondônia.
Também se enquadram em um caso de liberação automática os estudantes que fariam o Enem digital no IFAP (Instituto Federal do Amapá) e no campus de Queimados, da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, mas tiveram problemas no dia.
Como saber o local de prova Enem 2020?
O local de prova da reaplicação está no cartão de confirmação do Enem 2020, documento disponível na Página do Participante.
Nele, também há o número de inscrição, data e horário das provas, opção de língua estrangeira, se precisa ou não de atendimento especializado.
Veja, a seguir, um passo a passo para verificar seu cartão de confirmação Enem 2020 e saber o local de prova da reaplicação:
- Acesse a Página do Participante;
- Clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “avançar”;
- Digite sua senha e clique em “entrar”. Caso não se lembre da senha, clique em “esqueci minha senha” e siga as orientações para criar uma nova;
- Selecione “cartão de confirmação”.
Um detalhe importante: não é obrigatório imprimir o cartão de confirmação, mas o Inep recomenda que os candidatos façam a impressão para ter o documento consigo nos dias de prova.
A princípio, tal recomendação tem como finalidade garantir que o candidato tenha informações importantes acessíveis, sem depender exclusivamente do celular.
Datas e horários da reaplicação do Enem 2020
De acordo com informações do Inep, a reaplicação do Enem 2020 será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os portões abrirão às 11h30 e fecharão às 13h00.
As provas do Enem devem começar às 13h30, mas somente se não houver intercorrências que atrasem a aplicação em alguns minutos.
O que levar na reaplicação do Enem 2020?
Os candidatos inscritos com reaplicação aprovada devem levar um documento de identificação oficial com foto (como o RG) e caneta de tinta preta com tubo transparente.
O uso de máscara que cubra nariz e boca é obrigatório e o ideal é que o candidato tenha mais de uma, para uma eventual troca. Também deve ter consigo álcool em gel, para higienização das mãos.
Os candidatos podem levar água e lanches, desde que cumpram requisitos de higiene no momento do consumo, evitando danificar o caderno de provas e folha de resposta.
Como são as provas de reaplicação do Enem 2020?
As provas de reaplicação ocorrerão em dois dias, com 90 questões objetivas e uma redação. A seguir, veja quais conteúdos são cobrados:
- Ciências humanas: filosofia, geografia, história e sociologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias: português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Ciências da natureza: biologia, física e química;
- Matemática e suas tecnologias;
- Redação.
Quando sai o resultado da reaplicação do Enem 2020
O resultado do Enem 2020 sai somente no dia 29 de março. Em contrapartida, se fizer o exame na condição de treineiro só terá acesso às informações sobre desempenho nas provas em 29 de maio.
Enem 2020
O Enem 2020 entrou para a história como o que atingiu maior taxa de abstenção. Na primeira etapa, que ocorreu em 17 e 24 de janeiro, 51,5% dos inscritos faltaram no primeiro dia e 55,3% no segundo.
A alta taxa de abstenção tem como explicação a pandemia de Covid-19 e alta dos casos no início do ano, com muitos candidatos com medo de contaminação.
Além disso, a edição de 2020 teve uma novidade, a versão digital do Enem, que também teve altas taxas de abstenção (68,1% no primeiro dia e 71,3% no segundo).
Deixe seu comentário