Enem 2021: Primeiras informações divulgadas – Confira o que saiu!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as primeiras informações sobre a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O conteúdo foi publicado na página do Diário Oficial da União e determina o prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição. De acordo com o documento, quem cumprir todas as exigências para participar do Enem 2021 de forma gratuita, deverá preencher o requerimento online entre os dias 17 e 28 de maio.

Essas datas se aplicam, inclusive, aos candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição na prova de 2020 e que, porém, não compareceram. Pois nesses casos, será necessário ainda justificar a ausência. 

Celular com a página do Enem aberta

Qual a data do Enem 2021?

Apesar da novidade, saiba que a data para a realização das provas parece não estar definida, ou pelo menos não foi anunciada. Mas considerando o que aconteceu da última vez, pode-se dizer que está sujeita a ser adiada também, em razão da quantidade de casos de contaminação por Covid-19.  

Outro problema em vista é a pouca verba disponível para custear os gastos do Enem em 2021. O ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes, declarou que não sabe como essas despesas serão quitadas. O exame custa cerca de R$700 milhões aos cofres públicos e no momento há apenas R$200 milhões em conta. 

Quem tem direito à isenção?

Pode ser contemplado com o benefício da gratuidade na inscrição do Enem 2021 o candidato que: 

  • Estiver regularmente matriculado na última série do ensino médio, em escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica; 
  • Tiver cursado os três anos do ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; 
  • Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Onde devo solicitar?

Já sabendo os dias em que poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021, saiba agora qual o passo a passo para executar esse procedimento. Primeiro acesse a Página do Participante, pelo site do Enem. Lá, clique em “Isenção”. 

O sistema fará uma pergunta para verificar se quem fez o acesso é ou não um robô. Em seguida, informe o número do seu CPF e a data de nascimento. Daí em diante basta preencher seus dados pessoais, conforme o indicado pelo sistema. 

Atenção, todas as informações descritas pelo participante nesta etapa poderão ser averiguadas e contestadas. Caso alguma inverdade seja detectada, o candidato poderá ter a participação suspensa.  

Quando sai o resultado?

A resposta do Inep aos pedidos de isenção deve sair no dia 9 de junho, quarta-feira. Para conferir o resultado, basta acessar o site do órgão. Caso o solicitante não tenha sido contemplado pela gratuidade e deseje fazer uma revisão, poderá entrar com recurso. Para tal procedimento, foi estabelecido o prazo do dia 14 a 18 de junho.

O resultado definitivo será revelado em 25 de junho. 

 Você pode se interessar: Curso gratuito Firjan SESI: curso pré-ENEM tem 800 vagas abertas. Saiba como se inscrever

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário