Inscrição Enem 2021 para pessoas privadas de liberdade vai até dia 17 de setembro
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já está recebendo inscrições de pessoas privadas de liberdade (PPL), ou que se encontram sob medida socioeducativa com restrição de deslocamento. O profissional responsável pela unidade prisional ou socioeducativa é quem deverá realizar a inscrição, mediante manifestação de interesse por parte do candidato.
O mesmo profissional ficará encarregado também de acompanhar as demais etapas, subsequentes à inscrição, que incluem a solicitação de atendimento especializado, o encaminhamento do candidato à sala de realização do exame, além da checagem da pontuação final.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pessoas privadas de liberdade são submetidas a testes com o mesmo grau de dificuldade que possui o Enem regular. O que muda é apenas o local de aplicação, pois neste caso os candidatos não se dirigem até os pontos de prova. Ao invés disso, a prova é levada até eles.

Considerando a emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), haverá procedimentos específicos para aplicação desta edição do Enem PPL, conforme previsto neste Edital”, esclarece o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Datas das provas
Como sempre, as provas do Enem estão agendadas para acontecer em dois dias. Para as pessoas privadas de liberdade, as datas serão 11 e 12 de janeiro de 2022. O caderno com questões de linguagem, história, geografia, filosofia, sociologia e redação deve ser aplicado no primeiro dia. Já as perguntas sobre matemática, biologia, física e química ficam para o segundo dia.
No dia 11 de janeiro, a realização do exame será iniciada às 13h30 e finalizado às 19h. Mas antes disso, os candidatos receberão um questionário socioeconômico para ser preenchido, no horário das 12h45 às 13h20. No domingo, o tempo é um pouco menor: das 13h30 às 18h30.
Como fazer inscrição no Enem 2021
As pessoas privadas de liberdade que desejarem tentar uma vaga em universidade federal precisam solicitar a inscrição no Enem até o dia 17 de setembro, quinta-feira, que é quando acaba o prazo. Tal como foi mencionado, caberá ao responsável da unidade prisional ou socioeducativa tomar as devidas providências para garantir a participação do candidato.
As notas obtidas poderão ser usadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para concorrer a uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ou para tentar o financiamento estudantil em uma universidade provada, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Vale ressaltar que a atribuição de realizar o Enem 2021 segue aos cuidados do Inep. Segundo o órgão, os resultados dos exames para as pessoas privadas de liberdade serão divulgados junto com as notas do Enem regular. Todavia, o cronograma ainda não foi publicado.
Fonte: Agência Brasil
Você também pode se interessar:
- UPE tem inscrições para curso grátis preparatório para o Enem abertas até 24 de julho
- Novidades do Enem: saiba o que vai mudar na edição de 2021
Deixe seu comentário