Enem Digital: Veja como pedir a reaplicação da prova

Felipe Matozo

02/02/2021

Participantes que perderam a aplicação do Enem Digital 2020 terão direito à reaplicação da prova. A reaplicação foi confirmada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.

O primeiro dia da versão digital do exame foi no último domingo, 31 de domingo, e teve uma abstenção de 68,1%. O índice é considerado bem acima da média, mesmo quando comparado ao recorde estabelecido no segundo dia da versão impressa do Enem 2020, quando 55% dos candidatos não compareceram.

Mas os candidatos que ficaram de fora do primeiro dia de provas do Enem Digital 2020 por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas poderão pedir a reaplicação a partir da próxima semana, entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

reaplicação enem digital

Neste ano, a versão digital do Enem foi realizada em caráter de teste. Mas a alta abstenção foi um dos principais problemas registrados. Dos mais de 93 mil estudantes esperados para a aplicação da prova, apenas 29.703 participaram.

O estado de São Paulo foi o que mais registrou faltas. Dos 28.625 estudantes inscritos no exame, mais de 21 mil não compareceram.

Além disso, alguns locais de prova passaram por problemas técnicos, o que atrasou o início das provas e chegou a impedir a participação alguns candidatos. A expectativa é que estes problemas não se repitam no segundo dia de aplicação do Enem Digital 2020, que acontece no dia 7 de fevereiro (domingo).

Para os candidatos que foram impedidos de participar do Enem Digital no dia 31, é possível solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante. Entretanto, é necessário se atentar ao prazo estipulado pelo Inep para fazer o pedido (de 8 a 12 de fevereiro).

É importante destacar que o pedido não garante o direito à reaplicação. Isso porque cada caso será analisado individualmente, e os candidatos terão que consultar seus resultados na mesma plataforma.

Quem pode solicitar a reaplicação do Enem Digital 2020?

Os estudantes que têm direito à reaplicação do Enem Digital 2020 são aqueles que passaram por algum dos seguintes problemas:

  • Falta de energia elétrica;
  • Erro de execução de procedimento por parte do aplicador da prova;
  • Falha no leitor de tela de quem solicitou o dispositivo eletrônico e comprovou a necessidade dele;
  • Desastres naturais que interferiram na aplicação do exame.

Além disso, os candidatos diagnosticados com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas também poderão pedir a reaplicação.

Enquanto isso, participantes que foram infectados com o novo coronavírus ou alguma outra doença que se encaixe na categoria já mencionada, e não puderem comparecer ao segundo dia de aplicação do Enem Digital no próximo domingo, devem informar sua situação ao Inep até às 12h do próximo sábado, 6 de fevereiro. O procedimento também deve ser realizado pela Página do Participante.

A mesma situação vale para os estudantes que tiverem sintomas no dia da prova. Assim como no caso de quem perdeu a primeira etapa, estes candidatos também terão o direito de pedir reaplicação entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Os estudantes que precisarem da reaplicação não precisão pagar taxas extras por essa nova participação.

Como solicitar reaplicação?

Dentro do prazo estabelecido pelo Inep, os interessados em pedir reaplicação do Enem Digital devem acessar a Página do Estudante e seguir o procedimento recomendado. O procedimento é o mesmo para alunos que perderam o primeiro dia de exame e para aqueles que perderem o segundo.

No caso dos participantes que ficarem de fora por motivos de saúde, é preciso inserir documentos legíveis comprovando o diagnóstico durante a solicitação. O procedimento deve ser semelhante ao de quem solicitou reaplicação da versão impressa do Enem 2020, o qual nós explicamos aqui como funcionou.

As datas de reaplicação do Enem Digital 2020 são as mesmas para a versão impressa: 23 e 24 de fevereiro (terça e quarta-feira). Além disso, esta é a mesma data para a aplicação do Enem PPL.

As provas terão o mesmo formato do primeiro dia de aplicação. Entretanto, haverá apenas provas impressas, independentemente da versão na qual o participante se inscreveu.

Por fim, no caso específico dos estudantes que fariam o exame no IFAP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá), em Macapá, o Inep informou que não é necessário solicitar a reaplicação das provas. Isso porque elas já estão confirmadas para as mesmas datas já informadas. A aplicação do Enem Digital no IFAP foi suspensa após o prédio ser interditado por problemas na estrutura.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.