Enem Impresso e Enem Digital: conheça as diferenças entre as duas versões da prova

Veja quais são as diferenças entre os formatos impresso e digital do Enem 2022 para saber qual versão escolher na hora da inscrição.

Na próxima terça-feira (10/05) começam as inscrições para o Enem 2022, e muitos estudantes ainda não conhecem as diferenças entre os formatos impresso e digital do exame.

Mas como a maior parte dos candidatos poderão escolher entre uma versão e outra, é importante saber como funciona cada alternativa.

Publicidade

Publicidade

De modo geral, elas são bem parecidas, têm o mesmo número de perguntas e acontecem nos mesmos dias (13 e 20 de novembro), mas a seguir você entende o que difere as duas versões do Enem.

Quais as diferenças entre o Enem impresso e digital?

Enem Impresso e Enem Digital: conheça as diferenças entre as duas versões da prova
Veja quais são as diferenças entre as versões impressa e digital do Enem. Foto: Canva

O primeiro ponto a se destacar é que o Enem digital tem um limite de vagas. Ao todo, são 101.100 vagas para o país inteiro, nas cada cidade tem um limite próprio.

Sendo assim, o candidato que optar por este formato deve fazer se inscrever o quanto antes, pois o preenchimento é por ordem de inscrição.

Publicidade

Publicidade

No entanto, não são todos os candidatos que podem escolher o Enem digital, pois esta versão não está disponível para os “treineiros”, alunos da educação básica que ainda não estão no último ano do Ensino Médio. Enquanto isso, a versão impressa está disponível para qualquer pessoa.

Por fim, a diferença mais importante entre as duas versões é que no formato digital a prova é apresentada na tela do computador, conforme o nome já indica. Entretanto, a redação da prova digital é realizada em formato impresso, assim como a versão tradicional.

Mas é importante destacar que não existe a possibilidade de fazer a prova em casa ou utilizar um computador pessoal.

Quais as semelhanças entre as provas?

Conforme vimos acima, são poucas as diferenças entre as duas versões do Enem. Já em relação às semelhanças, há mais coisas para se destacar.

Além de acontecer nos mesmos dias, as duas versões têm as mesmas questões e o mesmo tema de redação. Os tempos de duração das provas também são iguais, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo.

O valor da inscrição também é o mesmo para os dois formatos (R$ 85), e ambos contam com opção de atendimento especializado para quem necessita.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2022.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário