Vestibular UFRGS 2021: Instituição usará nota do Enem para seleção dos estudantes

Será possível entrar na UFRGS usando a nota do Enem no primeiro semestre de 2021. A universidade liberou 3.890 vagas para ingresso através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. 

A decisão de permitir que estudantes participem do processo seletivo usando a nota do Enem foi tomada pelo Conselho Universitário (Consun). Mas a possibilidade de entrar na UFRGS usando a nota do Enem é somente para o primeiro semestre letivo.

Publicidade

Publicidade

Com essa decisão, os candidatos não precisarão realizar a prova do vestibular da UFRGS. Basta se inscrever utilizando o CPF para que a UFRGS realize uma análise das suas notas do Enem entre as edições de 2017 a 2020.

estudante negro em foco

Entrar na UFRGS usando a nota do Enem

Para entrar na UFRGS utilizando o resultado do Enem, é necessário ficar atento ao site da universidade. A instituição irá liberar em breve o cronograma com informações completas sobre o processo seletivo.

O candidato deverá se inscrever utilizando seu número de CPF. A seleção será realizada pelo Consun, por meio de avaliação das notas. Quanto maior a média, mais chances o estudante tem de ser selecionado.

Publicidade

Publicidade

Existem requisitos mínimos para participar do processo seletivo da UFRGS com a nota do Enem. Os dois critérios principais são: ter atingido no mínimo 450 pontos nas provas objetivas; ter atingido no mínimo 500 pontos na redação.

Lembrando que o método de avaliação pelas notas do Enem só valerá para o primeiro semestre letivo. Na segunda etapa do ano, os candidatos deverão realizar as provas do vestibular da UFRGS para garantir uma vaga na universidade.

Porém, caso a pandemia se agrave, a instituição de ensino precisará utilizar as notas do Enem como de seleção, pois não será possível realizar provas presenciais.

Cursos oferecidos na UFRGS em 2021

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferecerá 3.980 vagas no processo seletivo do primeiro semestre. Confira abaixo quais os cursos de graduação e áreas de atuação que estão disponíveis:

  • Artes;
  • Ciências Biológicas, Naturais e Agrárias;
  • Comunicação e Informação;
  • Economia, Gestão e Negócios;
  • Engenharia e Arquitetura;
  • Exatas e Tecnológicas;
  • Humanas e Sociais;
  • Saúde.

Como as notas do Enem serão calculadas

Podem ser utilizadas as notas do Enem das edições de 2017 a 2020. Depois, serão calculados os Índices de Concorrência (ICs) de cada candidato inscrito.

Ao final do cálculo, será escolhido o melhor resultado do candidato. É com base nesse índice final que se dará a classificação.

Publicidade

Publicidade

Como o candidato vai se inscrever com o CPF, a UFRGS buscará os pontos obtidos pelo candidato em todas as edições que ele participou entre 2017 e 2020. A pesquisa será realizada pelo sistema do Ministério da Educação (MEC).

A partir daí, a universidade calculará um IC para cada ano em que o estudante fez o Enem, considerando a média ponderada de cinco resultados fornecidos pelo MEC (quatro de provas objetivas, mais a nota da Redação).

Lembrando que, para ter mais chances de entrar na UFRGS usando a nota do Enem, o candidato não pode estar enquadrado em nenhum dos critérios abaixo:

  • Candidato ausente em alguma das provas do Enem do ano em questão;
  • Nota do Enem menor do que 450 pontos em qualquer uma das provas objetivas;
  • Nota do Enem menor do que 500 pontos na prova de Redação;
  • Inexistência de registro de notas junto ao MEC.

Agora que você já sabe como vai ocorrer a seleção da UFRGS no primeiro semestre de 2021, basta ficar de olho no site da universidade para saber a data das inscrições.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário