Escola de Inovadores tem inscrições abertas para propostas de startup até 10 de setembro

Oportunidade é oferecida a jovens com interesse em empreender

A Escola de Inovadores chegou a 13ª edição e já está com o processo de inscrição aberto para cursos de extensão gratuitos.

Cada vez mais são necessárias soluções multidisciplinares e que sejam capazes de lidar com diferentes temas e serviços, principalmente com viés sustentável.

Publicidade

Publicidade

Oportunidade é oferecida a jovens com interesse em empreender

Foi pensando nisso que as unidades de ensino do Centro Paula Souza (Fatecs e Etecs) resolveram integrar o currículo educacional a projetos significativos para a sociedade como a Escola de Inovadores.

Tal oportunidade está sendo realizada em parceria com a Inova CPS e tem como objetivo instruir e capacitar pessoas que desejam empreender a partir da transformação de ideias em futuras startups.

Como participar

Para poder fazer parte da Escola de Inovadores os interessados devem apresentar uma proposta com viés empreendedor durante a realização da 13ª edição do evento.

Publicidade

Publicidade

A proposta será analisada de acordo com alguns critérios estabelecidos pelas entidades organizadores, como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. 

No entanto, para ter a chance de apresentar o projeto é necessário que as pessoas no site do programa.

O processo de inscrição é gratuito e deve ser realizado aqui de acordo com as orientações da página e do Edital.

Quem pode participar

Podem participar da 13ª edição do Escola de Inovadores os alunos e ex-alunos de cursos técnicos e tecnológicos do Centro Paula Souza.

Além deles também serão aceitos alunos e ex-alunos de outras instituições de ensino público ou privado de nível médio, médio-técnico ou superior.

Ensino a distância

Todas as atividades propostas pelo evento da Escola de Inovadores serão idealizadas em formato virtual com previsão de duração de 40 horas.

Publicidade

Publicidade

As aulas serão distribuídas ao longo de dez semanas e serão ministradas por professores das Etecs e Fatecs dos estados que participam como agentes de inovação.

Por conta da pandemia da Covid-19, o governo do estado de São Paulo e Centro Paula Souza estão atuando na contenção da propagação do coronavírus e, por isso, pedem a compreensão dos participantes para a idealização do evento por meios digitais.

A fim de oferecer melhores experiências aos participantes, a 13ª Escola de Inovadores fará de tudo para adaptar os conteúdos e atividades de modo que os recursos e procedimentos contribuam para o desenvolvimento adequado dos projetos.

Temáticas

A Escola de Inovadores deste ano pretende trabalhar com temas voltados para áreas como gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas.

Publicidade

Para isso, vai oferecer um conjunto de webinar, acesso a materiais didáticos para estudos, além de mentorias com agentes de inovação. 

Publicidade

A organização dos módulos também promoverá a realização de trabalhos específicos capazes de apoiar o desenvolvimento dos projetos selecionados. 

Além disso, serão liberados conteúdos em vídeo, material teórico adicional e complementar.

Oportunidades

Ao fim da 13ª edição da Escola de Inovadores os projetos de startups serão apresentados para empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação.

Publicidade

Publicidade

Cerca de 20 propostas serão selecionadas e o intuito é que as ideias sirvam de incubadoras para gerar parcerias e oportunidades de negócios.

Cronograma

Para que todos possam acompanhar as etapas mais importantes da próxima edição da Escola de Inovadores, separamos os dias e eventos. Veja abaixo!

  • 16/08/2021 até 10/09/2021: Inscrições;
  • 13/09/2021 até 14/09/2021: Seleção dos Projetos;
  • 15/09/2021: Divulgação dos Selecionados;
  • 16/09/2021 a 24/09/2021: Início das Atividades.

Essas e outras datas também estão disponíveis para consulta do Edital. Aliás, a organização torna essencial a leitura do documento em sua totalidade para eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre o evento.

Programa

A Escola de Inovadores foi desenvolvida pela INOVA CPS no ano de 2015 e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo através de processos de inovação.

Para isso, o programa atua com foco em cursos de extensão idealizados em ambientes criativos que são capazes de contribuir com o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis para empresas e startups.

Em 2019, a Escola de Inovadores cresceu cerca de 469% em comparação ao ano de 2018, mas por conta da pandemia em 2020, foram necessárias a adoção de medidas de distanciamento social e, por isso, o programa ainda está em constante adaptação.

Fontes: G1 e Inova CPS.

Felipe CalboJornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Veja mais ›
Fechar