Facebook lança nova edição do Conectando seu Futuro para inclusão digital de jovens

Boa notícia para os jovens que querem aprofundar seus conhecimentos em tecnologia! 

O Facebook, em parceria com a Recode, lançam a nova edição do programa de inclusão digital “Conectando seu Futuro”. 

Publicidade

Publicidade

E o melhor: os cursos de tecnologia são gratuitos, on-line e com certificação. Veja aqui quem pode participar e como se inscrever. 

Facebook lança nova edição do Conectando seu Futuro para inclusão digital de jovens
Facebook lança nova edição do Conectando seu Futuro para inclusão digital de jovens.

Facebook: quem podem participar do Conectando seu Futuro

O Conectando seu Futuro é destinado a jovens a partir de 15 anos, em situação de vulnerabilidade social. Para aproveitar a oportunidade, não é necessário ter conhecimentos prévios sobre tecnologias já que também são oferecidos cursos de introdução à computação e ao acesso à internet.

As inscrições podem ser feitas pelo site e não há limite de vagas.

Publicidade

Publicidade

Depois da inscrição, o aluno já terá acesso as 12 trilhas formativas, que visam promover as competências tecnológicas, socioemocionais e digitais. A carga horária dos cursos varia entre 40 e 80 horas. 

A novidade desse ano é a trilha de “Desenvolvimento de games”, voltada para processo de criação de jogos eletrônicos. 

Desenvolvimento de jovens e inclusão digital 

Segundo o gerente de políticas públicas do Facebook, Ricardo Vilella, comenta que a intenção é que os jovens deixem de ser apenas consumidores e passem a desenvolver novas tecnologias: 

Buscamos introduzir ferramentas que os ajudem no dia a dia e que os permitam enxergar o amanhã, declara Ricardo Vilella. 

Já para o presidente da organização da sociedade civil Recode, Ricardo Baggio, formar jovens brasileiros para o uso de tecnologias nunca foi tão importante quanto atualmente.

Isso porque, segundo ele, o mundo se vive uma quarta Revolução Industrial, que apresenta como características a inteligência artificial, a realidade virtual aumentada e as cidades inteligentes.

O mercado de trabalho está passando por transformações profundas, sendo afetado por novas tecnologias e novos comportamentos sociais, é necessário estar capacitado e atualizado para lidar com essas novidades. Corremos o risco de, ao não prestarmos atenção à exclusão digital que se agiganta, acirrar ainda mais as desigualdades sociais, comenta Baggio.

Desde o lançamento da iniciativa, em 2019, o Conectando seu Futuro já atendeu 30 mil pessoas. Até mesmo na pandemia, mais de 10 mil pessoas de todas as regiões do País acessaram os cursos. 

Publicidade

Publicidade

Em entrevista ao Estadão, uma das participantes do programa, Juliana Cidades, de 17 anos, comenta que optou, no ano passado, pelos cursos de “Introdução ao Mundo Digital” e “Gestão de Aplicativos de Impacto”

Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, ela pôde desenvolver o Guararema Express, uma plataforma responsiva para apoiar lojistas, agricultores, trabalhadores e moradores da cidade que dá nome ao projeto, localizada no interior de São Paulo.

Juliana comenta que a plataforma foi sua maneira de auxiliar economicamente os comerciantes de sua cidade: 

O programa me mostrou o poder da tecnologia, onde podemos transformar nossa própria realidade, auxiliando os que estão ao nosso redor. – diz Juliana.

A plataforma foi um sucesso, rendendo a Juliana o primeiro lugar no Desafio Recoders, premiação que estimula jovens a pensar em soluções tecnológicas para o enfrentamento da pandemia. 

Publicidade

Com informações do Jornal O Estado de São Paulo.

Publicidade

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário