Quem passou no FIES tem até sexta-feira, 6 de agosto para fazer matrícula

Quem foi aprovado na pré-seleção do Fies deve fazer a matrícula na universidade a partir de hoje (4) até sexta-feira (6). A lisa de candidatos aprovados nesta etapa do programa está disponível no site do Fies.

Esta fase garante apenas a expectativa de direito à vaga, por isso, se você passou na pré-seleção do Fies, é importante que realize a matrícula até 6 de agosto. Os estudantes que não passaram nesta fase serão automaticamente incluídos na lista de espera, conforme suas classificações.

Publicidade

Publicidade

Os candidatos em lista de espera deverão complementar suas inscrições em até três dias uteis, contados a partir do dia seguinte à divulgação da pré-seleção no sistema. O prazo final para realizar os trâmites da lista de espera é até 31 de agosto.

Ao todo, 69 mil vagas em 23.320 cursos de ensino superior estão disponíveis no segundo semestre de 2021, em 1.324 instituições privadas. O MEC abrirá um novo processo seletivo caso sobrem vagas que não forem ocupadas na chamada única.

pré-seleção do Fies

Quem tem direito ao Fies?

Para que você seja aprovado na pré-seleção do Fies e possa usufruir do financiamento estudantil, é preciso estar dentro dos requisitos básicos do programa. Confira abaixo os critérios estabelecidos para ter direito de participar do Fies:

Publicidade

Publicidade

  • Não ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Ter participado de uma das edições do Enem, a partir de 2010;
  • Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
  • Não ter zerado a redação.

Condições do Fies 2021

O Fies oferece duas modalidades de crédito para estudantes: P-Fies e Juro Zero. Veja abaixo o que cada linha oferece:

  • P-Fies: destinada a estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. É uma modalidade que possui juros variados;
  • Juro Zero: voltada a alunos que possuam renda familiar mensal de um até três salários mínimos. Como o próprio nome já diz, não possui qualquer juro.

Simulador Fies 2021

Você sabia que é possível simular as mensalidades do Fies? Confira abaixo como utilizar o Simulador Fies 2021:

  • Clique aqui para acessar o simulador do Fies;
  • Selecione o Processo Seletivo;
  • Quantidade de semestres do curso;
  • Quantidade de semestres já cursados;
  • Tipo de estudante (Bolsista ProUni 25%; Bolsista ProUni 50% ou Outros);
  • Escolha do melhor dia para o vencimento do boleto;
  • Clique em “Continuar” para visualizar o valor simulado.

Lembre-se: estes valores são apenas uma simulação para você ter base de quanto poderá pagar no Fies, ou seja, os valores reais podem variar, de acordo com as regras do Fies 2021.

Com as novas regras do programa, não há prejuízo de amortização. A partir de agora, o Fies possui apenas três fases, ao invés de quatro, como era realizado anteriormente.

Além disso, o Ministério da Educação oferece 1% de saldo devedor consolidado nos financiamentos de estudantes que exerçam as profissões de médico integrante da rede de saúde da família cadastrada e de professor de educação básica.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário