Florianópolis tem 71,54% da população acima de 18 anos com 1ª dose da vacina contra covid

De acordo com o “Vacinômetro” da prefeitura de Florianópolis, a capital catarinense já imunizou 71,54% da população maior de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo os dados atualizados nesta quarta-feira (21/07), 291.244 pessoas receberam a dose inicial na cidade.

Ao considerar a população total de Florianópolis, o número representa 57,24% dos moradores da cidade. Em entrevista à GloboNews na terça-feira (20), o prefeito Gean Loureiro (DEM) afirmou que a vacinação está ajudando a diminuir o número de mortes causadas pelo novo coronavírus na capital.





Na terça, Florianópolis completou 15 dias sem mortes por covid-19. Durante a entrevista, o prefeito destacou também o comportamento da população, que mesmo com a vacinação continua usando máscaras e mantendo o distanciamento social, segundo ele.

vacina covid florianópolis
Vacinação ajuda a diminuir número de mortes por covid-19 em ‘Floripa’. Foto: Julio Cavalheiro/Secom SC

Conforme os dados do vacinômetro do município, 119.927 pessoas já estão totalmente vacinadas. Com isso, 23,57% da população de Florianópolis já recebeu imunização contra a covid-19 com as duas doses da vacina ou dose única da Janssen.

Enquanto isso, as mortes causadas pelo vírus diminuem na cidade. Entre maio e junho, Florianópolis registrou 34 óbitos por covid-19, número que caiu para 7 durante julho, sendo que o último registro foi no dia 4 deste mês.





Por outro lado, o Mapa de Risco mostra que a Grande Florianópolis está em risco grave para a doença. Os critérios para definir o grau de risco de cada região de Santa Catarina incluem a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o nível de transmissão do vírus.

Segundo o prefeito da capital, o número de pessoas internadas por covid-19 também caiu, mas isso não quer dizer que a cidade pode relaxar.

Veja também: Brasil está na 67° posição do ranking mundial de vacinação contra covid

Calendário de vacinação de Florianópolis – Como saber a minha vez de tomar a vacina?

A Prefeitura de Florianópolis tem um canal oficial para divulgar dados relacionados à pandemia na cidade, o covidometrofloripa.com.br. O site contém dados atualizados sobre números relacionados a casos, mortes e leitos.

Além disso, o covidômetro de Florianópolis também reúne informações sobre a vacinação na cidade e até mesmo sobre o auxílio emergencial municipal.

No caso das informações sobre as vacinas, é só acessar o site e descer o cursor até o item “Vacinação contra covid-19”. Nesta página, o usuário encontra o calendário atualizado da imunização na capital. Para saber se é a sua vez, basta clicar no link indicado.





Nesta quarta-feira (21), por exemplo, a vacinação com a primeira dose é voltada a gestantes, puérperas e lactantes, e com a segunda dose ao público que já completou o intervalo obrigatório. Vale lembrar que o calendário é atualizado conforme novas doses chegam ao município.

Na quinta-feira (22/07), será a vez das pessoas com 36 anos ou mais receberem a 1ª dose da vacina contra covid-19 em Florianópolis. Com a nova fase da campanha, a expectativa da prefeitura é ultrapassar a marca de 300 mil pessoas vacinadas com a dose inicial.

Locais de vacinação em Florianópolis

Na quinta-feira, os pontos de drive-thru para vacinação na capital catarinense serão os seguintes:

  • Centro de Eventos da UFSC;
  • Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
  • Beira-mar Continental;
  • Antigo Aeroporto.

O horário atendimento nos locais de vacinação é das 9h às 16h, e além destes ambientes a cidade ainda conta com outros pontos fixos: Floripa Shopping, Estádio Orlando Scarpelli e o SEAD/UFSC próximo ao Supermercado Hippo, onde o atendimento segue entre 10h e 18h.



Para se vacinar, o público-alvo do dia precisa apresentar documento com foto e um comprovante de residência em Florianópolis. Além disso, a prefeitura também orienta que as pessoas atualizem o cadastro no SUS antes de receber a vacina, por meio do Alô Saúde.



Veja também: Estados que fazem fronteira com outros países receberão doses extras da vacina contra covid

Perdi a data da vacinação para minha faixa etária, o que devo fazer?

Em caso de dúvidas sobre a vacinação na capital catarinense, também é recomendado entrar em contato com o Alô Saúde Floripa, serviço que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O número para contato é o 0800-333-3233, e as ligações são ilimitadas e gratuitas.

Além dos casos já citados, o canal de atendimento também pode ser usado para tirar dúvidas sobre a necessidade de agendamento e a fase vigente da vacinação.





Fontes: G1 e NSC Total.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário