Pix: Foi coagido a cadastrar uma chave? Tome cuidado! Entenda mais!

O Pix já é um dos sistemas de pagamentos mais utilizados no Brasil.

Ele foi criado pelo Banco Central para facilitar a transferência de valores entre contas.

Publicidade

Publicidade

No entanto, algumas instituições estão tentando coagir seus clientes a fazerem cadastro da chave Pix. Se isso acontecer com você, tome cuidado!

celular com sistema pix em destaque
Pix: golpistas podem forçar o consumidor a cadastrar chave

Pix obrigatório: tome cuidado!

Não é de hoje que o Banco Central alerta para os golpes aplicados através do Pix, por isso, preste atenção e desconfie sempre se alguém ou alguma instituição tentar te cogitar a cadastrar Pix.

Ao receber qualquer mensagem que insinue a obrigatoriedade de cadastrar uma chave, ligue o sinal de alerta.

Publicidade

Publicidade

Isso porque, segundo as regras do Banco Central, nenhuma instituição pode obrigar um cliente a cadastrar chave Pix.

O que é válido são as vantagens oferecidas pela instituição de quem fizer isso, mas jamais elas podem exigir o cadastro para liberar qualquer serviço fornecido por elas.

É importante saber que o registro de chaves pelo telefone não é permitido!

Pix: cuidado com o golpe!

Há golpistas que se passam por bancos para solicitar que os usuários registrem sua chave Pix por telefone, o que não é permitido, ou por site.

Por isso, só faça o cadastro em sites que sejam realmente da instituição. Uma dica é verificar se há um cadeado à esquerda da barra de navegação.

Para garantir ainda mais segurança escolha fazer essas transações no aplicativo oficial do seu banco.

Meu banco me obrigou a cadastrar chaves para ter acesso a um serviço. E agora?

Publicidade

Publicidade

Como já mencionado, é preciso entender o motivo de o banco estar te obrigando a cadastrar a chave, já que esse cadastro pode estar vinculado a algum tipo de vantagem.

Alguns bancos, para fazer o máximo de chaves cadastradas, podem fazer campanhas promocionais e estimular seus clientes com algum benefício para que eles se cadastrem.

Saiba que oferecer benefícios associados ao cadastro de chaves Pix não vai contra as regras do Banco Central, mas as instituições não podem exigir que você se cadastre para ter acesso a algum serviço que ela ofereça.

Ou seja: não ter uma chave Pix registrada no banco não pode impedir que você tenha os benefícios da instituição!

Publicidade

Se você receber alguma comunicação de uma instituição financeira que cause dúvidas, busque ajuda na página do Pix do Banco Central.

Publicidade

Lá é possível encontrar todas as regras e principais dúvidas, além de mostrar os canais de comunicação para os casos de violação.

Posso usar o Pix sem cadastrar chaves?

Sim! Registrar uma chave deixa o processo de pagamento e transferência simples, mas não registrá-la não é um impeditivo.

Afinal, o Pix funciona normalmente com os dados bancários, informando nome e número da conta.

Publicidade

Publicidade

Isso significa que você pode usar o sistema sem cadastrar uma chave.

Chaves

Desde o dia 5 de outubro de 2020, os clientes interessados em usar o Pix já podem começar a cadastrar suas informações para ter acesso aos pagamentos e transferências de dinheiro durante 24 horas e 7 dias por semana, em até 10 segundos.

Para que as transações eletrônicas ocorram de forma simples e ágil, sem que o cliente precise passar todos os seus dados para o usuário, o Pix conta com endereçamento para identificação de contas tradicionais.

Para isso, o consumidor precisa cadastrar uma chave que pode ser:

  • Número de CPF/ CNPJ;
  • Endereço de e-mail;
  • Número de celular;
  • EVP, uma sequência numérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente ao banco, será enviada pelo Banco Central à instituição e com ela será possível criar um QR Code.

Esse QR Code estará disponível em dois formatos:

Estático: poderá ser utilizado para transferências ou no comércio quando as informações para pagamento não mudam, incluindo o valor, como um sorveteiro que o preço do picolé é sempre o mesmo, por exemplo;

Dinâmico: poderá ser usado no comércio quando as informações para pagamento mudam a cada momento, como no supermercado onde o valor de cada compra é diferente, por exemplo.

Preste muita atenção nas solicitações de Pix e em caso de dúvida, acesse ao site.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário