Fortaleza inicia vacinação contra Covid para pessoas de 28 anos nesta quarta-feira, 21 de julho

A prefeitura de fortaleza, capital do Ceará, informou que dará início à vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 28 anos a partir desta quarta-feira, dia 21 de julho de 2021. 

Para coordenar o procedimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compartilhou uma lista em que consta os nomes das pessoas que têm direito ao imunizante nesta nova etapa.  





Ainda de acordo com o documento, devem se dirigir a um posto de vacinação aqueles que nasceram até maio de 1993. Mas atenção, primeiro é preciso fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital.  

Fortaleza inicia vacinação contra covid para pessoas de 28 anos nesta quarta-feira, 21 de julho
Atualmente, o município de Fortaleza tem 50% de vacinados com pelo menos uma dose. | Fonte: Google Imagens  

Consulte a lista para a imunização nesta etapa 

Como foi mencionado, a vacina contra a Covid-19 já está autorizada para as pessoas na faixa de 28 anos. Todavia, antes de comparecer a um posto de imunização, é importante que o cidadão interessado consulte a lista e tenha certeza de que foi contemplado.  

Para visualizar o documento na íntegra basta abrir este link. Como você verá, trata-se de uma lista bem grande, com 994 páginas. Mas tem uma forma simples de pesquisar o nome desejado, como mostra o passo a passo a seguir: 





  1. Abra o documento citado acima; 
  2. Pressione as teclas “Ctrl” e “F”; 
  3. Digite o seu nome; 
  4. E pronto, se estiver nessa data, vai ser localizado imediatamente. 

Ao ir para o posto de vacinação será necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o CPF (Cadastro de Pessoa Física), além do comprovante de residência emitido nos últimos três meses.  

Locais para vacinação em Fortaleza 

Fortaleza tem hoje o total de 113 postos de vacinação, espalhados por todas as partes do município. No entanto, quem vai tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não pode escolher onde ir.  

Na verdade, o cidadão realiza o cadastro na plataforma Saúde Digital que, em seguida, o sistema indicará o endereço do posto com disponibilidade e o horário para atendimento.  

Aplicação da segunda dose  

Enquanto que as pessoas de 28 anos são convocadas para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza, a SMS também se preocupa em dar continuidade nas aplicações da dose de reforço dentro do prazo recomendado. 

Por isso, quem recebeu a primeira dose da CoronaVac há 21 dias, a Pfizer ou a AstraZeneca há 90 dias, deve comparecer em um posto onde a mesma vacina esteja sendo aplicada, para completar o esquema de imunização. 

De acordo com a prefeitura, a maior parte das pessoas que devem receber a segunda dose agora possui 45 anos de idade ou mais. Vale lembrar que nesses casos em específico não é necessário realizar o agendamento. 





Por último, saiba que se você tiver recebido a vacina contra a gripe comum recentemente, será necessário dar o espaço de 15 dias para poder tomar a vacina anticovid. 

Fontes: G1 e O Povo. 

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário