Gabarito Enem 2020 é Divulgado. Confira!

Acabou a ansiedade, o gabarito do Enem 2020 foi divulgado! 

Porém, é importante lembrar que o gabarito não indica a nota final, apenas apresenta as respostas corretas. Isso acontece porque a metodologia de correção das provas usada pelo INEP, chamada de Teoria de Resposta ao Item ou TRI, é um sistema de correção que consegue detectar a coerência no desempenho do estudante. 

Ou seja, ele reconhece o “acerto ao acaso”, o famoso “chute”, e atribui uma pontuação menor.

Sendo assim, no Enem, alguns candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes. Por exemplo: se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.

Gabarito Enem 2020 é Divulgado. Confira!
Gabarito Enem 2020 é Divulgado. Confira!

Como consultar o Gabarito do Enem 2020

Os alunos que fizeram a prova nos dias 17 e 24 de janeiro já podem consultar as respostas pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP.

Ao acessar a Página do Participante, o aluno devera informar seu CPF e terá acesso às informações, além de poder consultar o resultado de provas anteriores. 

Resultado oficial do Enem 2020

Como dito, foi liberado apenas o gabarito do Enem 2020, porém as notas finais ainda terão que esperar. 

A previsão para a divulgação é dia 29 de março. Nesse dia, os candidatos saberão quanto tiram nas provas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens e também a nota da redação. 

Porém, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação. 

Vale ressaltar que ainda serão aplicadas as provas online, marcadas para o final do mês de janeiro e começo de fevereiro. Veja abaixo o cronograma completo: 

  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
  • Resultados: 29 de março

O que fazer com a nota do Enem

Depois da pressão das provas, muitos alunos não sabem o que fazer com a nota do Enem. A boa notícia é que ela serve para ingressas na faculdade de forma gratuita ou conseguir um bom desconto nas mensalidades. 

As notas podem ser utilizadas para  participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece vagas em instituições públicas – Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo em instituições privadas – e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a condições mais vantajosas do que as de mercado. 

Amanda Lino
Jornalista com mais de 7 anos de experiência em redações de rádio, TV e internet. Além de colaboradora da Webgo Content, Amanda também é host do podcast Me Empresta Seus Óculos, que trata sobre cotidiano.

Deixe seu comentário