Gabarito Enem Digital 2020 será liberado HOJE (10/02). Acompanhe!

O gabarito do Enem Digital 2020 será divulgado hoje (10), no site do Inep. Ainda não foi definido um horário específico para a liberação dos gabaritos, mas o Inep garantiu que as informações serão liberadas até o fim da tarde.

As provas do Enem Digital 2020 foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, em laboratórios de informática contratados pelo governo. O novo modelo de aplicação da prova foi realizado devido à pandemia de Covid-19. As notas finais serão divulgadas no dia 29 de março, também no site do Inep.

O Enem Digital 2020 foi a primeira edição do exame em versão totalmente digital. Mas também foram realizadas as provas impressas. A expectativa do Inep era de 93 mil candidatos – sem contar com os candidatos do Amazonas, que tiveram as provas suspensas devido à pandemia, e de Macapá, cujo local de prova foi interditado por problemas estruturais.

Porém, o Enem de 2020 teve as maiores taxas de abstenção da história, motivada pela situação crítica da pandemia. Na prova digital, compareceram apenas 28,7% dos inscritos e faltaram 71,3%. 

Devido às mudanças estruturais que precisaram ser realizadas em 2020, o governo planeja realizar o Enem de forma totalmente digital em até cinco anos. Quem necessitar de reaplicação da prova por motivos de saúde, precisa ficar atento, pois o prazo é 23 e 24 de fevereiro. 

gabarito do enem digital 2020

Teoria de Resposta ao Item

Mesmo tendo um bom resultado no gabarito do Enem Digital 2020, é preciso ficar atento, pois existe a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI lembra o estudante de que não é apenas o número de acertos que indica sua nota final.

A TRI nada mais é do que um sistema de correção que detecta a coerência no desempenho do estudante, ou seja, ela reconhece o “acerto ao acaso”, o famoso “chute” e então, atribui uma pontuação menor nestes casos.

Com este sistema de correção, cinco candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões no Enem, mas suas notas podem ser bem diferentes. Por exemplo: se o aluno acertou as cinco questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente ele “chutou” a resposta. Então, seu desempenho é considerado incoerente e a pontuação é reduzida.

Futuro do Enem Digital

O Enem Digital 2020 foi anunciado em julho de 2019. Desde seu anúncio, a intenção do governo é torná-lo 100% digital até 2026. Porém, existem muitos desafios nesse processo.

O primeiro deles é a logística e infraestrutura, pois será um grande desafio ao Ministério da Educação encontrar locais com computadores para mais de 5 milhões de candidatos. Só em 2020, havia cerca de 5,78 milhões de inscritos confirmados para o exame.

Outra questão que preocupa o MEC são os problemas técnicos. Os desenvolvedores precisam criar provas que sejam compatíveis a qualquer tipo de computador, marca e capacidade de memória. Além disso, há uma atenção especial aos níveis de proficiência, já que a prova digital precisa ser adaptada para ter o mesmo nível de dificuldade do Enem impresso.

Mas existe um ponto que merece receber atenção especial da pasta, que é o risco de exclusão social. Para que isso não ocorra, é necessário garantir o preparo necessário para que os candidatos se familiarizem com as provas em computadores.

Vantagens do Enem Digital

Mas também existem vantagens na realização do Enem Digital. A prova poderá evoluir para um modelo que permita uma avaliação personalizada, com questões escolhidas no Banco de Itens, conforme o aluno acerta ou erra as respostas.

Também vai ser possível incluir interatividade na avaliação, com vídeos e gráficos animados. Isso vai gerar mais dinamismo na hora da prova, além de garantir que o aluno possa ter uma melhor compreensão das questões, com exemplos práticos.

Entretanto, para que isso aconteça, será necessário investir na elaboração dessas questões, para então criar um banco de dados robusto e com diversas opções para cada nível de desempenho dos candidatos.

Agora que você já tem mais informações sobre o gabarito do Enem Digital 2020, basta ficar atento ao site do Inep para conferir seu desemprenho no exame.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário