O que mais gasta energia elétrica em casa – Saiba como economizar de verdade!

A conta de luz é uma despesa fixa aplicada a todos os lares brasileiros. Quem não efetua o pagamento em dia simplesmente perde o direito ao fornecimento de energia elétrica.

Mas o problema é que agora ficou mais difícil de pagar por este recurso, pois a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) adotou uma nova bandeira de cobrança tarifária: a vermelha.  

Publicidade

Publicidade

Caso você ainda não saiba, a bandeira vermelha sinaliza que a conta de luz terá um custo adicional de R$ 6,24 a cada 100 kWh utilizados. Ou seja, se quiser que sua próxima fatura não ultrapasse o limite do orçamento, será preciso administrar bem o uso dos aparelhos domésticos. 

Para te ajudar nessa tarefa, o No Detalhe elaborou uma lista que mostra quais são verdadeiros vilões quando o assunto é consumo de energia elétrica. Fique ligado nos próximos tópicos e saiba como economizar de verdade! 

O que mais gasta energia elétrica em casa
O que mais gasta energia elétrica em casa | Fonte: Canva

Justificativa do aumento 

A nova bandeira tarifária está valendo desde o dia 1º de junho de 2021. A Aneel justificou que o aumento na conta de luz se deve ao atual período de estiagem. Com o nível de água abaixo do necessário, as hidrelétricas não são capazes de suprir a demanda de energia que o Brasil apresenta.  

Publicidade

Publicidade

A fim de prevenir apagões, o governo autorizou o acionamento das usinas termelétricas.  O ponto negativo é que elas são movidas a queima de carvão, combustível e gás natural – o que resulta no aumento do preço do serviço para o consumidor.  

Aparelhos que mais consomem energia 

Na modernidade, sabemos que deixar os eletrodomésticos de lado está fora de cogitação. No entanto, existem formas inteligentes de gerenciar o uso desses aparelhos e, assim, economizar muito no final do mês.  

Confira os maiores vilões do consumo de energia elétrica e como melhor utiliza-los: 

1º Chuveiro elétrico

Os brasileiros amam tomar banho e isso é muito higiênico. Mas pensando no bolso, é bom ter mais cuidado com o tempo que você passa no chuveiro e com o nível de calor que aciona. Pois o processo de aquecer a água puxa muita energia elétrica. Evite colocar o chuveiro na temperatura máxima. Nos dias quentes dê preferência para a água em temperatura ambiente. 

2º Ferro de passar  

Como este é outro aparelho que funciona com aquecimento, também consome bastante energia elétrica. Então aqui vai uma dica para você pagar menos na próxima conta: passe todas as peças de roupa de uma vez só. 

3º Geladeira

A geladeira também gasta muita energia elétrica. Cerca de 25% da conta de luz de uma residência se deve ao uso deste equipamento. Apesar de não ser possível simplesmente desligá-lo, você pode adotar novos hábitos que farão diferença no gasto. Para começar, evite movimentar a porta muitas vezes. Pois o motor trabalha mais sempre que porta é fechada. 

4º Ar condicionado 

Publicidade

Publicidade

É hora de falar do ar condicionado. Apesar de estar citado no 4º lugar, o consumo de energia elétrica deste aparelho se equipara ao da geladeira. Afinal, ambos trabalham com resfriamento.  

Com certeza a ventilação artificial ajuda a melhorar a sensação térmica e o conforto. Mas é preciso ficar atento, pois também é responsável por conta de luz mais cara. Se puder, troque este aparelho por um ventilador tradicional. Fazendo isso você pagará até 10 vezes menos. 

Assuntos que podem te interessar: 

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário