Google tem inscrições abertas para programa de estágio até 30 de agosto

Prorgama de Estágio Next Step Google
Prorgama de Estágio Next Step Google | Imagem: Google

O Google anunciou a 2ª edição do programa de estágio Next Step que busca aumentar a representatividade de pessoas negras entre os talentos da companhia.  

Os estagiários selecionados são contratados por dois anos, recebem bolsa auxílio e têm a possibilidade de efetivação a partir de 2024.

Publicidade

Publicidade

Em 2019, o programa de estágio da Google contratou estudantes negros na cidade de São Paulo, e de Belo Horizonte. Em abas há escritórios da empresa.

Prorgama de Estágio Next Step Google
Prorgama de Estágio Next Step Google | Imagem: Google

Quem pode se inscrever?

Para o programa de São Paulo, podem se inscrever qualquer estudante de graduação, de qualquer área com formação entre março de 2024 e junho de 2024.

Já as vagas destinadas para o escritório da Google em Belo Horizonte buscam estudantes de graduação relacionadas às áreas de:

Publicidade

Publicidade

  • Programação;
  • Engenharia da computação e/ou;
  • Tecnologia.

Em todos os casos é requisito ter o ano de formação previsto entre março e junho de 2024.

Além disso, é desejável que o candidato tenha noções básicas de linguagens de programação, como C, C+, JavaScript e/ou Phyton. 

Nas vagas de Belo Horizonte é importante que o estudante já tenha noções de inglês e consiga se comunicar pelo menos o básico.

Já para São Paulo, não é exigido saber falar inglês, pois, durante o programa o estagiário terá aulas custeadas pela Google.

Como funciona o processo seletivo

A inscrição precisa ser feita até o dia 30 de agosto e as seguintes etapas do processo seletivo começam em setembro:

  • Período de inscrição: 29 de julho a 30 de agosto de 2021;
  • Envio de currículo: completar o formulário até setembro de 2021, ele será enviado no e-mail;
  • Eventos virtuais: desenvolvimento e treinamento da equipe de setembro a outubro de 2021;
  • Entrevistas virtuais: outubro a dezembro de 2021;
  • Seleção de finalistas: dezembro de 2021 a janeiro de 2022;
  • Regime de estágio: 6 horas diárias, máximo de 30 horas semanais com bolsa auxílio e outros benefício;
  • Assinatura de documentações: dezembro de 2021 a março de 2022;
  • Período do programa de estágio: março de 2022 a março de 2024 (2 anos).

Como fazer inscrição para as vagas de estágio da Google

Para as vagas de estágio em São Paulo a inscrição vai até dia 3 de agosto e precisa ser feita no site da Google. Basta preencher o formulário.

Publicidade

Publicidade

Já para as vagas de estágio em Engenharia de Software as inscrições começam em setembro.

Como funciona o programa Next Step

Os contratados deverão trabalhar no escritório da Google da Grande São Paulo numa equipe multidisciplinar com profissionais de marketing, suporte, soluções para clientes, finanças e outras.

O Next Step é um programa de estágio que tem como o objetivo apoiar a diversidade de colaboradores da Google Brasil e também em áreas que ainda são dominadas por pessoas brancas, e ricas.

Por isso o programa destina maior parte das vagas para estudantes negros e de baixa renda.

Publicidade

A  head de diversidade, equidade e igualdade do Google na América Latina e Canadá, Flávia Garcia, explica a estratégia da marca com o programa de estágio:

Publicidade

Investir em equidade racial no mercado de trabalho é urgente e deve ser responsabilidade de todas as organizações. O Next Step é uma das iniciativas que fazem parte do comprometimento global do Google em aumentar a representatividade de grupos historicamente sub-representados na nossa força de trabalho e criar um senso de pertencimento para todos”, disse

O presidente da Google no Brasil, Fabio Coelho, comenta que até agora o formato de estágio está funcionando com muito resultado, tanto para imagem do Google quanto para o desenvolvimento de resultados com base no incentivo a minorias talentosas:

Queremos que o Google seja um lugar onde pessoas com diferentes pontos de vista, origens e experiências, possam prosperar. Temos ouvido relatos encorajadores dos estagiários da primeira turma do programa. A maioria deles foi efetivada após o fim do estágio, sinal que nos mostra que estamos avançando na direção correta”comenta Fabio.

Lendric da Silva passou no processo seletivo do Next Step de 2019 e foi efetivado um ano e meio depois para a área de vendas. Atualmente, ele lidera empresas de pequeno e médio porte que precisem de auxílios na estratégia de marketing digital:

Lendric da Silva, Gerente de contas da Google passou no processo seletivo de estágio em 2019
Lendric da Silva, Gerente de contas da Google passou no processo seletivo de estágio em 2019 | Imagem: Google Brasil

Minha longa jornada atuando com pessoas em diversas ações sociais foi essencial para agregar novas perspectivas para as áreas nas quais atuei durante o programa, comenta Lendric.

João Victor Nascimento, de 21 anos, fez parte do último processo seletivo e hoje já é gerente de contas. Ele conta que a oportunidade foi o que ele precisava para se satisfazer profissionalmente:

Virei referência para amigos que desejam alcançar seus sonhos. Precisamos de mais referências para nos sentirmos parte de empresas como o Google”, disse.

Publicidade

Publicidade

Acesse mais informações sobre o processo seletivo com o seu login, no site da Google.

Fonte: Estado de Minas, Blog do Google Brasil

Rafaela Trevisan CortesJornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
Veja mais ›
Fechar