Governo do Ceará vai pagar taxa de inscrição do Enem para alunos que tiveram isenção negada

Felipe Matozo

02/07/2021

No Ceará, estudantes da rede pública estadual que não conseguirem isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão uma preocupação a menos neste ano. O Governo do Estado anunciou que pagará a taxa para quem concluiu ou está cursando o 3º ano do Ensino Médio em colégio público.

Além dos estudantes que irão estrear no Enem em 2021, o Governo do Ceará também irá garantir o pagamento da taxa de R$ 85 para quem concluiu o Ensino Médio em 2020, mas ainda não fez o Enem por conta da pandemia.

O governador Camilo Santana (PT) encaminhou a proposta para a Assembleia Legislativa no início da semana, e a casa aprovou a medida nessa quinta-feira (01/07). A expectativa é que a iniciativa beneficie cerca de quatro mil estudantes.

taxa enem ceará

Proposta do governador foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Carlos Gibaja

Conforme destacou a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, o projeto é importante para garantir que todos os estudantes da rede pública possam fazer as provas com tranquilidade e ingressar no ensino superior.

O Governo Federal negou essa isenção para pelo menos 3.800 alunos cearenses, e isso é um absurdo que não podemos aceitar. Não podemos prejudicar esses jovens”, afirmou Camilo Santana durante o anúncio de envio do projeto de lei para a Assembleia.

O governo ainda destacou o bom histórico de participação de estudantes cearenses no Enem. Segundo Camilo, a média de inscrições no Ceará é de 95% a 98%, o que representa um dos maiores índices do Brasil.

As inscrições do Enem 2021 seguem até o próximo dia 14 de julho, e as provas estão marcadas para 21 e 28 de novembro.

Veja também: Auxílio cesta básica no Ceará será pago a partir de julho e beneficiará 4,7 mil pessoas

Até quando o Governo do Ceará pagará a taxa de inscrição do Enem?

O pagamento da taxa de R$ 85 acontecerá durante o período de inscrições do Enem, que segue até o próximo dia 14 de julho, e acontecerá por meio da Secretaria de Educação do Estado.

Vale lembrar que o prazo para pedido de isenção do Enem encerra antes do início das inscrições. Isso inclui o período de recursos para quem obteve uma resposta negativa, que teve as respostas finais divulgadas no dia 25 de junho.

Requisitos para ter direito ao benefício

Conforme explicou o governador Camilo Santana, o benefício é voltado a todos os alunos de escola pública que tiveram o pedido de isenção negado pelo Governo Federal, inclusive quem se formou no Ensino Médio em 2020 e precisa se inscrever no Enem deste ano.

Mas é importante ficar atento ao prazo e não deixar para se inscrever na última hora, pois se houver alguma dúvida ou problema o candidato terá tempo hábil para resolver a situação.

Governo do Ceará entregou tablets para alunos do Ensino Médio

Durante o anúncio da proposta, via transmissão ao vivo pelas redes sociais, Camilo também destacou outras ações do Governo do Ceará em prol da educação durante a pandemia.

Uma das medidas foi a aquisição de 150 mil tablets para distribuir entre alunos do Ensino Médio. Segundo o governador, 100 mil aparelhos já foram entregues para alunos do 1º ano e para as Credes, e o Governo do Estado está aguardando para distribuir os demais.

Além disso, Camilo afirmou que o Ceará está fazendo nova licitação, dessa vez para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Dessa vez serão mais 170 mil tablets, e há previsão de estender a iniciativa para estudantes do 3º ano.

Entre as iniciativas do Governo do Estado durante a pandemia de Covid-19 também estão a distribuição de kits e cartão alimentação, além da entrega de chips para 338 mil alunos do Ensino Médio, para que eles tivessem acesso à internet e pudessem acompanhar as aulas remotas.

Para os professores, vale lembrar que defendemos e conseguimos incluí-los na vacinação como prioridade, e agora vamos trabalhar para a segunda dose ser aplicada o mais rápido possível. Por mérito e confiança, e para retornar às aulas com total segurança, desejamos que todos os profissionais de educação estejam vacinados no Ceará” disse o governador.

Camilo também pediu que todos os cearenses mantenham os cuidados mesmo após serem vacinados, e continuem usando máscaras, praticando distanciamento social e respeitando os protocolos de saúde.

Fonte: Governo do Ceará.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.