Guia: Como Abrir uma Conta Poupança

Uma das maiores preocupações do brasileiro é sem dúvidas como conseguir economizar dinheiro, mesmo que essa não seja uma ação executada de forma constante. Uma das maneiras mais práticas e simples é ter uma conta poupança, visto que assim o dinheiro que está ali parado, continuará rendendo durante um tempo, sem o risco de ser perdido.

Muitos bancos brasileiros oferecem essa modalidade de conta para os interessados, portanto, é importante saber selecionar qual deles será o seu escolhido e verificar demais instruções para obter a sua conta o quanto antes.

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo como funciona o procedimento no geral e fique por dentro para não ter nenhum tipo de dúvida.

Guia: Como Abrir uma Conta Poupança

Primeiro, é indicado que você escolha qual é o banco que você quer abrir sua conta. É importante entender que todos eles tem como obrigação oferecem as seguintes condições para os clientes:

  • Tarifa zero – não há nenhum tipo de custo de manutenção;
  • Rentabilidade igual.

Você pode levar em conta quais são os bancos brasileiros com o melhor atendimento ao cliente, veja abaixo o ranking atualizado que trás os principais nomes dos cinco mais elogiados:

Publicidade

Publicidade

  1. BMG;
  2. HSBC;
  3. Santander;
  4. Banrisul;
  5. Caixa Econômica Federal.

Como funciona a poupança?

A poupança é um tipo de investimento conhecido por ser bastante acessível, visto que segundo a lei, esta conta não deve ter nenhum tipo de taxa para ser aberta ou até mesmo mantida. Para começar uma poupança, só é preciso apresentar uma documentação obrigatória, que inclui:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência.

O valor mínimo para se depositar no momento da abertura da conta muda de acordo com o banco selecionado, além disso, o dinheiro que for ali inserido, pode ser retirado em qualquer momento desejado pelo usuário.

Ao abrir sua conta, é possível depositar qualquer tipo de valor, que depois de acumulados, irão integrar uma reserva financeira individual ou de cunho familiar.

Essa poupança é indicada para guardar um dinheiro extra, podendo recorrer ao mesmo em casos de emergência, ou seja, ela é uma reserva que está ali para comprar uma viagem dos sonhos, dar a entrada em um carro, um imóvel ou em casos de necessidade monetária.

Como funcionam os rendimentos da poupança?

As regras da poupança levam em consideração os seguintes cálculos de rendimento: toda vez que a taxa básica de juros – conhecida como Selic – atinge o valor de 8,5%, a poupança rende o valor de 70% da Selic + a variação da Taxa Referencial (TR). Essa TR é calculada e assim, divulgada diariamente pelo Banco Central.

Para depósitos considerados mais antigos, que foram feitos até o dia e de maio do ano de 2012, ou quando a SELIC estiver com seu valor acima de 8,5%, o rendimento de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) prevalece, incluindo a variação da TR. É importante destacar que esse rendimento da conta poupança é mensal, sendo que sua atualização acontece sempre no aniversário da abertura da mesma.

Principais vantagens de abrir uma conta poupança

Publicidade

Publicidade

Além de tudo que já foi citado acima, existem algumas vantagens únicas de abrir uma conta poupança, que são:

  • Liquidez imediata: o dinheiro ali depositado pode ser sacado a qualquer momento, o que é considerado como uma tranquilidade para muitas pessoas, visto que muitos dos demais investimentos não oferecem essa possibilidade, como é o caso dos planos de previdência, dos quais possuem prazo de carência até mesmo para saques;
  • Isenção de taxas de manutenção: conforme resolução do Banco Central, todas as instituições financeiras não devem cobrar nenhum tipo de manutenção das contas de poupança. Além de nenhum tipo de manutenção, não há cobrança de tarifa, nem do fornecimento do cartão, além da possibilidade de fazer 2 saques, 2 transferências para conta corrente de mesma titularidade, além de 2 extratos mensais. Todos os tipos de consultas pela internet também não possuem nenhum custo;
  • Regras simplificadas: para utilizar sua conta poupança, basta depositar o dinheiro ali existente, acompanhando toda a evolução do saldo diretamente pelo extrato, e caso seja necessário, fazer o saque pelo caixa eletrônico ou no guichê do banco.

Agora que você já sabe como funciona a conta poupança, o que está esperando para abrir a sua e começar a render seu dinheiro? Ela é uma ótima oportunidade para quem pode guardar certa quantia e ainda assim não quer ter a impossibilidade de sacar a mesma.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário