ID Jovem: conheça o documento que te permite viajar de graça

A ID Jovem oferece diversos benefícios a jovens brasileiros de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos. O documento foi criado pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens a eventos culturais, artísticos, esportivos, além de gratuidade ou desconto para viajar utilizando o transporte coletivo interestadual.

Mas para solicitar a Identidade Jovem, é necessário que o interessado se encaixe nos requisitos estabelecidos pelo programa. Vale ressaltar que os benefícios não são voltados apenas para estudantes. Qualquer jovem que esteja dentro dos critérios pode se cadastrar.

Publicidade

Publicidade

Confira abaixo os pré-requisitos para ser aprovado na ID Jovem:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Estar inscrito no CadÚnico há pelo 2 anos;
  • Estar com o Cadastro atualizado;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter o Número de Identificação Social (NIS).

Se você ainda não é inscrito no CadÚnico, clique aqui para saber as informações de cadastro e documentação completa.

id jovem

Benefícios da ID Jovem

O programa Identidade Jovem promove descontos e oferece gratuidade em eventos culturais, esportivos e de lazer. Quem é cadastrado na ID Jovem consegue viajar de graça utilizando o transporte interestadual.

Publicidade

Publicidade

Entre os benefícios oferecidos a quem tem a Identidade Jovem, está a garantia de meia entrada (50% de desconto) em eventos, shows, teatro e competições esportivas. No transporte público interestadual, comboio ferroviário ou embarcação de serviço convencional, o jovem tem direito a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo.

As empresas de transporte não têm obrigação de conceder o benefício em compras de passagens feitas pela internet, mas devem concedê-lo quando a compra for feita presencialmente no guichê. Se as vagas gratuitas esgotarem, a empresa deve conceder ao beneficiário duas passagens com 50% de desconto em cada uma delas.

Como solicitar a ID Jovem

A Identidade Jovem pode ser solicitada no site do programa, de forma totalmente gratuita. Ela tem validade de 180 dias após a emissão. Quando o prazo expirar, é necessário emitir um novo cartão. 

Se você está dentro do requisitos estabelecidos pelo governo e deseja solicitar a ID Jovem, confira o passo a passo abaixo:

  1. Clique aqui para acessar a página da ID Jovem;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Insira o número do NIS;
  4. Nome completo;
  5. Nome da mãe;
  6. Data de Nascimento;
  7. Clique novamente em “Gerar ID Jovem”.

Após a análise da sua solicitação for aprovada, você receberá as instruções sobre a data para retirada do seu cartão. Também é possível emitir o documento no aplicativo ID Jovem 2.0.

Validar ID Jovem

Publicidade

Publicidade

Quando você receber o cartão, será necessário validá-lo. O procedimento é muito fácil e pode ser realizado no site do programa. 

Mas para que você não fique com dúvidas, vamos te explicar como realizar a validação:

  1. Clique aqui para acessar a página “Validar ID Jovem”;
  2. Digite o código da carteira (sequência de letras e números abaixo do QRcode da carteirinha);
  3. Clique em “Validar”.

E pronto! Você já pode utilizar a sua Identidade Jovem. O procedimento também pode ser feito no app ID Jovem 2.0. Qualquer dúvida, clique aqui e entre em contato com o programa do Governo Federal.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário