Top 8 ideias de negócios que mais abriram MEIs em 2021

O Brasil é um país de empreendedores e a pandemia do coronavírus ressaltou o espírito inovador dos brasileiros. No período de 2020 houve um crescimento de 13,8% na abertura de pequenas empresas e, muitas delas, ajudaram a definir as ideias de negócio tendências para os microempreendedores individuais (MEIs).

Se você quer ser um microempreendedor também, mas ainda não tem uma ideia de negócio, uma destas atividades  econômicas mais abertas entre 2020 e 2021 podem ser a resposta que te faltava para abrir o seu CNPJ.





A lista foi oficialmente divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ao todo, estas 8 atividades juntas somaram a abertura de mais de 1 milhão de novas empresas somente no primeiro semestre de 2021!

Mas a concorrência não é grande a toa. É que além destas serem as tendências de negócios para os novos microempreendedores também são consideradas as atividades mais lucrativas para a categoria das microempresas.

Top 5 ideias de negócio mais abertas por MEIs em 2020 e 2021
Fonte: Sebrae | Infografia: No Detalhe

1. Vestuário e acessórios

Setor de roupas e vestuário mais abre MEIs em 2021
Fonte da Imagem: Canva 56 mil aberturas em 2021

Com o fechamento de lojas físicas houve uma forte tendência de compra de artigos de vestuário e acessórios em plataformas de e-commerce e marketplace. 





Vender usando redes sociais como o Instagram, Tik Tok e Facebook é definitivamente a nova moda para todo o tipo de negócio do setor de vestuário – sobretudo o de roupas íntimas femininas  que cresce em passos rápidos!

DICAS PARA QUEM DESEJA VENDER ONLINE:

2. Restaurantes e Lanchonetes

Lanchonetes e Restaurantes abre muitos MEI em 2021
Fonte da Imagem: Canva 562 mil aberturas em 2021

O delivery se consolidou de vez com a pandemia e fez com que muito restaurante e lanchonete se tornasse uma opção viável para ganhar dinheiro sem precisar sair de casa.

Aplicativos como o ifood, Rappi, Uber Eats e outros líderes do setor são os aliados dos novos empreendedores que se usam do público já presente nos aplicativos para vender todo o tipo de lanche.

Confira também:

3. Promoção de vendas

Promoção de vendas é oportunidades para abrir um MEI em 2021
Fonte da imagem: Canva 46 mil aberturas em 2021

Presença digital se tornou obrigatório para os empreendedores que querem sobreviver as mudanças dos hábitos dos consumidores. Mas como tem muita gente que ainda não dominou as técnicas de marketing digital, quem sabe fazer este tipo de serviço encontrou grande palco de atuação.





É possível ganhar dinheiro com gestão de redes sociais, criação de logotipos, análise de métricas, entre outros serviços característicos do setor.

4. Serviços de estética

Mercado da ebleza cresce com os MEIs em 2021
Fonte da imagem: Canva 36,5 mil aberturas em 2021

Cabeleireiros, manicure e pedicure provaram que a inovação é palavra de ouro para quem quer continuar no mercado de trabalho. Mesmo com os salões de beleza fechado, muita gente soube adaptar as funções para atender todo o tipo de cliente e exigências.

Quanto mais nichado foi o público, maior a chance de conseguir se destacar. Neste sentido, há cabeleireiros especializados em cachos, outros que dominam a técnica de coloração ruiva,  manicures especialistas em unhas decoradas, entre tantas outras ideias.

Confira também:

5. Alimentos para consumo domiciliar

Venda de alimentos cresce na abertura de MEI em 2021
Fonte da imagem: Canva 32,5 mil aberturas em 2021


Em tempos de lockdown muita gente descobriu que é possível fazer supermercado sem precisar sair de casa. E a tendência deste novo hábito de consumo veio para ficar, segundo indica as pesquisas do Sebrae.



Para alimentar este desejo de abastecer a geladeira e os armários pela telinha do celular muito empreendedor apostou em plataformas e serviços de entrega de hortifrúti, cestas orgânicas, pães caseiros, entre outros tipos de alimentos.

Quem deseja investir neste ramo precisa saber que o setor é bastante influenciado por recomendações da internet e há uma forte tendência de adesão por aqueles que buscam mais qualidade de vida: ou seja, que possuem interesse por alimentos orgânicos, sustentáveis e que possuem efeitos benéficos para a saúde.

6. Obras de alvenaria

Alvenaria e reformas domiliares é oportunidade para MEI em 2021
Fonte da imagem: Canva 32 mil aberturas em 2021

Os pedreiros, carpinteiros, arquitetos, designers e todo profissional dedicado ao setor de construção civil também ganharam força entre 2020 e 2021. Com mais gente passando tempo em casa, aumentou a oportunidade de oferecer reformas e melhorias residenciais.





Neste sentido, alguns dos serviços que aumentaram a procura foi por projetos de transformação de salas e quartos em escritórios home office, criação de lagos ornamentais e redecoração de banheiros e cozinhas.

7. Contabilidade e serviços administrativos

Contabilidade e serviços administrativos
Fonte da imagem: Canvan 29,5 mil aberturas em 2021

Com tanta gente criando um CNPJ aumentou também a demanda por quem ajude a organizar as finanças, fazer a contabilidade e manter o fluxo do caixa.

Além disso, o aumento do endividamento das famílias também fez crescer a procura por quem tenha soluções para colocar as contas em dia.

8. Frete e transporte de cargas

Setor de frete cresce durante a pandemia
Fonte da imagem: Canva 22 mil aberturas em 2021

Somente em 2021 o aumento dos fretes rodoviários aumentaram em 53% em diversos estados brasileiros. Mas não é somente o transporte de grandes cargas que aumentou.

Para além dos caminhoneiros, os fretistas para mudanças e produtos – os famosos motoristas de delivery – também viram oportunidades de inovar e lucrar ao criar um CNPJ próprio.

Fonte: Bem Paraná | Sebrae |

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário