IFES tem inscrições abertas para PROEJA até 2 de agosto

Porta de entrada do IFES
IFES tem inscrições abertas em diversas cursos até 16 de julho (imagem: reprodução/site Aqui Notícias.com)

Está aberto o processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), oferecendo cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e sob a modalidade PROEJA — Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Saiba a seguir sobre as vagas oferecidas e como fazer inscrição no IFES, entre outros detalhes.

Publicidade

Publicidade

Vagas oferecidas no IFES

Porta de entrada do IFES
IFES tem inscrições abertas em diversos cursos até 2 de agosto (imagem: reprodução/site Aqui Notícias.com)

O IFES está ofertando 1.068 vagas em cursos presenciais nos campi dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus.

Como fazer inscrição

Os candidatos podem se inscrever a partir de 16 de julho a 2 de agosto de 2021 acessando o site oficial do instituto. Vale mencionarmos que a inscrição é gratuita.

Como vai acontecer o processo seletivo no IFES

De acordo com o edital divulgado, o processo seletivo ocorrerá em uma única etapa e por meio de um sorteio que determinará a ordem em que os candidatos serão classificados.

Publicidade

Publicidade

Esse sorteio será realizado por um software, no dia 6 de agosto, que ordenará os números de forma aleatória utilizando para isso cálculos e algoritmos matemáticos.

Classificação dos estudantes

A classificação dos candidatos vai seguir a ordem do sorteio. Assim, serão convocadas para efetuarem matrícula as pessoas que estiverem dentro do limite de vagas.

Aqueles que não forem convocados serão ordenados na lista de suplentes à espera do surgimento de vagas remanescentes.

Vagas destinadas às ações afirmativas

Todos os cursos, conforme a legislação devem apresentar 50% de suas vagas reservadas às ações afirmativas, que tem a finalidade de conceder as pessoas que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública.

Seguindo critérios de renda, tais ações são divididas nas seguintes partes:

  • 50% das vagas devem ser destinadas àqueles que possuem renda familiar por pessoa igual ou menor do que a R$ 1.650,00;
  • 50% das vagas não precisam comprovar renda. Em cada divisão dessas, há reserva de vagas para candidatos que se autodeclaram preto, pardo, indígena e de outra etnia — também se enquadram Pessoas com Deficiência PcD.

No momento da inscrição, o candidato pode ou não optar pelas ações afirmativas. Caso queira, pode concorrer às vagas de ampla concorrência.

Sobre os cursos

  • Curso técnico integrado pode ser feito pelo candidato que já tenha o ensino fundamental concluído e tenha idade abaixo de 18 anos. Nesse tipo de curso, o estudante faz simultaneamente o ensino médio e técnico .
  • Curso concomitante é voltado aos estudantes que estão cursando o ensino médio em outra instituição e que desejam somente cursar o ensino técnico no IFES.
  • Curso subsequente pode ser feito por quem tem o ensino médio concluído.
  • PROEJA é direcionado às pessoas com mais do que 18 anos e possuem o ensino fundamental, no entanto, têm o ensino médio incompleto.

História do IFES

Publicidade

Publicidade

O IFES foi originado com a junção de quatro instituições federais de educação: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFETES), a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, Escola Agrotécnica Federal de Alegre e a Escola Agrotécnica Federal de Colatina.

Desde que foi criado até se transformar em IFES, no meio social capixaba a instituição federal é referência no quesito educação.

Veja mais: Impactos na educação — 47 milhões de brasileiros milhões de brasileiros não têm acesso à internet

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar