
Está aberto o processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), oferecendo cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e sob a modalidade PROEJA — Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Saiba a seguir sobre as vagas oferecidas e como fazer inscrição no IFES, entre outros detalhes.
Vagas oferecidas no IFES

O IFES está ofertando 1.068 vagas em cursos presenciais nos campi dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus.
Como fazer inscrição
Os candidatos podem se inscrever a partir de 16 de julho a 2 de agosto de 2021 acessando o site oficial do instituto. Vale mencionarmos que a inscrição é gratuita.
Como vai acontecer o processo seletivo no IFES
De acordo com o edital divulgado, o processo seletivo ocorrerá em uma única etapa e por meio de um sorteio que determinará a ordem em que os candidatos serão classificados.
Esse sorteio será realizado por um software, no dia 6 de agosto, que ordenará os números de forma aleatória utilizando para isso cálculos e algoritmos matemáticos.
Classificação dos estudantes
A classificação dos candidatos vai seguir a ordem do sorteio. Assim, serão convocadas para efetuarem matrícula as pessoas que estiverem dentro do limite de vagas.
Aqueles que não forem convocados serão ordenados na lista de suplentes à espera do surgimento de vagas remanescentes.
Vagas destinadas às ações afirmativas
Todos os cursos, conforme a legislação devem apresentar 50% de suas vagas reservadas às ações afirmativas, que tem a finalidade de conceder as pessoas que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública.
Seguindo critérios de renda, tais ações são divididas nas seguintes partes:
- 50% das vagas devem ser destinadas àqueles que possuem renda familiar por pessoa igual ou menor do que a R$ 1.650,00;
- 50% das vagas não precisam comprovar renda. Em cada divisão dessas, há reserva de vagas para candidatos que se autodeclaram preto, pardo, indígena e de outra etnia — também se enquadram Pessoas com Deficiência PcD.
No momento da inscrição, o candidato pode ou não optar pelas ações afirmativas. Caso queira, pode concorrer às vagas de ampla concorrência.
Sobre os cursos
- Curso técnico integrado pode ser feito pelo candidato que já tenha o ensino fundamental concluído e tenha idade abaixo de 18 anos. Nesse tipo de curso, o estudante faz simultaneamente o ensino médio e técnico .
- Curso concomitante é voltado aos estudantes que estão cursando o ensino médio em outra instituição e que desejam somente cursar o ensino técnico no IFES.
- Curso subsequente pode ser feito por quem tem o ensino médio concluído.
- PROEJA é direcionado às pessoas com mais do que 18 anos e possuem o ensino fundamental, no entanto, têm o ensino médio incompleto.
História do IFES
O IFES foi originado com a junção de quatro instituições federais de educação: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFETES), a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, Escola Agrotécnica Federal de Alegre e a Escola Agrotécnica Federal de Colatina.
Desde que foi criado até se transformar em IFES, no meio social capixaba a instituição federal é referência no quesito educação.
Veja mais: Impactos na educação — 47 milhões de brasileiros milhões de brasileiros não têm acesso à internet