Ifood, Playstation, Airbnb, Mercado Livre e outros serviços fora do ar nesta quinta-feira, 22 de julho: o que aconteceu?

Uma pane geral está afetando alguns aplicativos e sites no Brasil operados por servidoras da Akamai Technologies na tarde desta quinta-feira, 22 de julho.

A instabilidade foi confirmada pelos usuários no aplicativo Ifood ,videogame Playstation, aplicativo Airbnb, Steam e Mercado Livre. Em todas as plataformas a instabilidade já durou mais de 1 hora.





O problema de acesso aos serviços se deu por uma falha no DNS(Domain Name Service) dos servidores que operam os serviços no Brasil. Este nome é o que registra os números dos endereços de IP associados a domínios online, como o Nodetalhe.com.br, por exemplo.

Ao acessar o IFood aparece o seguinte erro: “PSN está em manutenção, sem conexão”. Já no Playstation aparece a tela “Playstation está ocupado no momento”.

O site de notificações de panes também confirmou o início de erros para o Ifood e Playstation em 22 de julho. As reclamações começaram a partir das 13h e ficaram mais intensas às 14 horas, conforme demonstram os gráficos:





Ifood fora do ar - Downdetector, 22 de julho
Ifood fora do ar – Downdetector, 22 de julho
Playstation fora do ar | Fonte: Downdetector, 22 de julho
Playstation fora do ar | Fonte: Downdetector, 22 de julho

Outros sites que são operados pela mesma empresa de servidores também estão fora do ar, como a companha aérea Delta Air Lines e British Airways.  A instabilidade de ambas foi confirmada por pelo site CNBC.

No caso das companhias aéreas internautas estão tendo dificuldades para fazer check-in, pesquisar tarifas e navegar pelas funcionalidades do site.

Pronunciamento da Akamai

Ifood e Playstation fora do ar na quinta-feira, 22 de julho
Ifood e Playstation fora do ar na quinta-feira, 22 de julho

Ás 13h30 (horário de Brasília) a Akami informou por meio do seu Twitter que não está sofrendo nenhum tipo de ataque cibernético, mas que já está trabalhando para corrigir a interrupção dos serviços.

A nota diz:

Estamos investigando ativamente o problema e forneceremos uma atualização em 30 minutos”.

Entretanto, até agora, às 14:30 no horário de Brasília os serviços não estão funcionando regularmente.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário