IFPE tem inscrições abertas até 18 de julho para vestibular do 2° semestre

Jovens em um campi do IFPE
IFPE tem inscrições abertas (imagem: reprodução/site Instituto Federal de Pernambuco)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) tem inscrições abertas para o processo seletivo vestibular 2021.2, no qual visa preencher 2.893 vagas em 16 campi.

Essas vagas são destinadas para o segundo semestre e os interessados não precisaram pagar taxa de inscrição.

Publicidade

Publicidade

A seguir saiba a respeito das vagas disponíveis do IFPE, como se inscrever e muito mais.

Das vagas disponíveis no IFPE

Jovens em um campi do IFPE
IFPE tem inscrições abertas (imagem: reprodução/site Instituto Federal de Pernambuco)

Todas as etapas que envolvem as 2.893 vagas do IFPE serão realizadas pela internet. De forma semelhante ao último processo, as inscrições poderão ser feitas gratuitamente para que seja garantido o acesso a todas as esferas sociais.

Vagas ofertadas:

  • 377 vagas são destinadas aos cursos superiores;
  • 129 vagas para cursos técnicos para aqueles que já têm o ensino médio concluído (modalidade subsequente);
  • 352 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio;
  • 35 vagas para a modalidade PROEJA.

60% dessas oportunidades serão reservadas aos estudantes provenientes do sistema público de ensino. Os estudantes oriundos do campo terão vagas reservadas em cursos que se destinam ao aprendizado agrícola; além disso, haverá cotas para as pessoas pretas, pardas, indígenas e Pessoas com Deficiência (PcD).

Publicidade

Publicidade

Como fazer inscrição para o vestibular IFPE 2021

Esta seleção dará outra oportunidade àqueles candidatos que tiveram sua inscrição indeferida em razão de informações ou documentos divergentes, de procederem com a correção de dados ou documentação incorreta.

Desse modo, com o intuito de conter a pandemia de covid-19, o processo seletivo será diferente do tradicional, logo, a inscrição ocorrerá por meio da internet e de forma gratuita.

Vale mencionarmos que os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que vai até o dia 18 de julho.

Como funciona a inscrição

Os candidatos aos cursos superiores podem optar pelo uso do desempenho escolar (tendo como base o histórico do ensino médio ou documento equivalente) ou pela nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Se optar pela nota geral do ENEM, o candidato poderá utilizar uma das edições realizadas entre os anos de 2016 e 2020. Para isso, o documento deve conter o número de inscrição, nome completo, CPF e a edição do exame.

Além desses requisitos, o interessado precisa inserir a nota que foi obtida em cada área do ENEM.

Inscrições usando o histórico escolar

Publicidade

Publicidade

As pessoas que escolherem se inscrever com o histórico escolar precisam utilizar as notas do 1º e 2º ano, adjuntas a cópia digital da frente e verso desse documento que, além de ter o nome completo do candidato, deve estar carimbado e possuir assinatura ou certificado digital do diretor da instituição de ensino.

Outra maneira diz respeito à anexação de uma declaração apresentando as médias das disciplinas cursadas no 1º e 2º ano, desde que esse documento esteja carimbado e assinalado pelo responsável da escola.

Enquanto aos candidatos que desejam concorrer às vagas dos cursos técnicos sob as modalidades integrado e subsequente, devem apresentar o histórico escolar ou certificação equivalente.

Nesse caso, as notas obtidas desde o 6º ao 8º ano do ensino fundamental e as do 1º e 2º anos do ensino médio, precisam ser levadas em consideração, respectivamente.

Cronograma do vestibular IFPE 2021

Publicidade

Confira abaixo o cronograma do vestibular IFPE 2021.2:

Publicidade

  • 26 de julho: será divulgada a lista preliminar das inscrições;
  • 27 a 28 de julho: correção de informações e documentos;
  • 4 de agosto: divulgação preliminar do processo de retificação;
  • 12 de agosto: lançamento da lista de aprovados;
  • 16 de agosto: inicia-se o período de matrícula.

Agora que você sabe que o IFPE tem inscrições abertas e foi informado com mais detalhes sobre essa oportunidade, não perca tempo e acesse o site da instituição e garanta sua vaga!

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar