IFRN tem inscrições abertas para cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

O edital contempla cursos técnicos de nível médio na modalidade Integrada com vagas previstas para 2022.

Publicidade

Publicidade

Cerca de 3192 oportunidades são oferecidas e estão distribuídas em 20 campus do IFRN.

Saiba como participar do processo seletivo do IFRN

O processo seletivo é voltado para estudantes que possuem certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou curso equivalente.

Durante as etapas de seleção serão aplicadas provas presenciais de Língua Portuguesa, Matemática e produção textual.

Publicidade

Publicidade

No entanto, de acordo com o edital, a prova presencial poderá ser substituída pela análise do histórico escolar do Ensino Fundamental dos candidatos caso seja necessário tomar alguma medida para combater e prevenir a pandemia da Covid-19.

Inscrições

O processo de inscrição para os cursos do IFRN devem ser feitos exclusivamente pela internet e, nesse caso, será necessário acessar a Área do Candidato até o dia 21 de outubro. 

Para garantir a inscrição no processo seletivo os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$30, lembrando que pode ser solicitada a isenção do pagamento por meio do Requerimento de Isenção, informando o número do NIS no cadastro no CadÚnico, até o dia 3 de outubro.

Durante o processo de inscrição os interessados devem preencher um formulário e informar o número do documento de identidade oficial com foto e do Cadastro de Pessoa Física.

Outros documentos também podem ser solicitados, como Carteira de Identidade, Carteira Profissional, Passaporte ou Carteira de Habilitação.

Depois de finalizar o preenchimento do formulário de inscrição o candidato deverá anexar ao sistema de inscrição o histórico escolar do Ensino Fundamental.

Publicidade

Publicidade

É importante dizer que o documento deve ser anexado frente e verso, contendo o nome completo do candidato e identificação da escola.

Caso não seja possível anexar o histórico escolar, o candidato terá que anexar uma declaração devidamente assinada e carimbada pela escola.

O candidato que não anexar nenhum dos documentos solicitados poderá sofrer com a desclassificação do candidato no processo seletivo.

Provas

Como mencionado anteriormente, o processo seletivo será realizado com base na aplicação de provas caso não haja a necessidade de avaliação do histórico escolar.

Publicidade

Nesse caso, a organização dos exames será feita da seguinte forma

Publicidade

  • Prova I – Língua Portuguesa, com 20 (vinte) questões de múltipla escolha;
  • Prova II – Matemática, com 20 (vinte) questões de múltipla escolha;
  • Prova III – Produção Textual Escrita, com 01 (uma) questão discursiva.

Vale mencionar que as provas terão pontuação total variando de 0 a 100 pontos.

Resultados

O resultado das provas de múltipla escolha (Língua Portuguesa e Matemática) está previsto para ser divulgado no sítio do IFRN e no da Funcern, no dia 27 de dezembro deste ano.

Logo no dia 28 de dezembro serão divulgados os candidatos cuja produção textual será corrigida.

Publicidade

Publicidade

Se o processo seletivo correr como previsto o resultado final será revelado no dia 24 de janeiro de 2022.

Matrícula

Depois da divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos do IFRN, os candidatos classificados deverão clicar aqui e realizar o cadastro.

Para o caso do candidato classificado que não realizar a pré-matrícula no prazo determinado será considerado desistente e perderá o direito à vaga.

Também será considerado como desclassificado o candidato aprovado e matriculado que não comparecer às aulas até o 10º dia letivo sem justificativa. Nesse caso, o estudante será substituído pelo seguinte da lista.

O IFRN deixa claro no edital que é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos resultados do processo seletivo, bem como das convocações a fim de assegurar o preenchimento da vaga.

Contatos

Em caso de dúvidas ou necessidade de obter mais informações sobre o processo seletivo será possível contatar o e-mail [email protected] ou o WhatsApp (84) 99670-5522.

Os interessados em confirmar as informações mencionadas durante o artigo, bem como consultar outros detalhes sobre a oportunidade oferecida pelo IFRN podem acessar o edital do processo seletivo.

Outras informações também podem ser obtidas por meio dos documentos disponibilizados aqui, todos relacionados ao processo seletivo dos cursos técnicos para estudantes do ensino médio.

Fonte: G1.

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário