IFRO tem inscrições abertas para 600 vagas em cursos EAD

cursos ead no ifro
Foto: IFRO/Divulgação

Estão abertas as inscrições para os cursos EAD no IFRO (Instituto Federal de Rondônia). O campus Calama, em Porto Velho, está oferecendo 600 vagas para capacitações de formação continuada.

Mas fique atento, pois o prazo de inscrições termina às 23h59 desta sexta-feira (20). Se você ficou interessado, continue com a gente, pois vamos te explicar tudo sobre o processo seletivo para os cursos de Ensino a Distância do IFRO.

Publicidade

Publicidade

cursos ead no ifro
Foto: IFRO/Divulgação

Inscrições para os cursos EAD no IFRO

Para se inscrever nos cursos a distância do Instituto Federal de Rondônia, basta seguir o tutorial abaixo. Mas antes de acessar o link de inscrição, esteja com todos os documentos exigidos no edital digitalizados.

  1. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição dos cursos EAD no IFRO;
  2. Insira todos os dados pessoais solicitados;
  3. Envie a documentação exigida no edital;
  4. Escolha o curso desejado;
  5. Após preencher tudo corretamente, envie sua inscrição para confirmar sua participação no processo seletivo.

A classificação para realizar os cursos será feita conforme a ordem de inscrição. Segundo o IFRO, a previsão é que as aulas iniciem no dia 20 de setembro. Os sete cursos oferecidos são das áreas de informática, eletrotécnica, edificações e engenharia.

Cursos EAD no IFRO e vagas disponíveis

Veja abaixo a lista completa de cursos disponíveis no processo seletivo do Instituto Federal de Rondônia e a quantidade de vagas oferecidas:

Publicidade

Publicidade

  • Desenho Técnico Assistido por Computador – AutoCAD 2D: 200 vagas;
  • Introdução à Informática: 100 vagas;
  • Introdução à Cibersegurança: 100 vagas;
  • Planilhas Eletrônicas: 50 vagas;
  • Projeto de Banco de Capacitores: 50 vagas;
  • Controle Moderno: 50 vagas;
  • Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR 10: 50 vagas.

Os cursos a distância – assim como os EAD – do instituto são totalmente gratuitos. Nesta modalidade, os alunos assistem às aulas online, na plataforma AVA, mas precisam ir até o campus do curso escolhido para participar de atividades presenciais e realizar avaliações.

A lista de classificação dos candidatos, datas de início das aulas e demais informações sobre o processo seletivo, serão divulgadas no site do Instituto Federal de Rondônia.

Sem previsão de retorno das aulas presenciais no IFRO

Os estudantes do IFRO iniciaram o segundo semestre letivo de 2021 no dia 2 de agosto. Porém, as atividades seguem remotas, sem previsão de retorno das aulas presenciais ainda neste ano.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a retomada das aulas presenciais nas instituições federais, mas o IFRO optou por continuar com o Ensino a Distância. O instituto está realizando atividades online desde março de 2020, quando foram registrados os primeiros casos de Covid-19 em Rondônia.

A assessoria da instituição de ensino afirma que existe um plano de retorno gradual das atividades práticas nos campi em algumas disciplinas, mas ainda não há nada definido.

Natália SatlerJornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
Veja mais ›
Fechar