Vestibular IFRS 2021: Mais de 900 vagas abertas via ENEM até dia 4/4

Jovens interessados em estudar na IFRS podem se inscrever para o processo seletivo até o dia 4 de abril. o Procedimento deve ser feito pela internet de acordo com as orientações do edital.

IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul anunciou a abertura do processo seletivo para o vestibular de 2021.

Publicidade

Publicidade

Ao todo foram disponibilizadas 1.900 vagas para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio, além de oportunidades para cursos superiores de graduação.

Seleção

Por conta da pandemia do novo coronavírus a IFRS optou por não aplicar as provas presenciais em 2021 para a seleção dos candidatos. Sendo assim, o sistema de aprovação dos alunos será realizado da seguinte forma:

  • Cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio serão por sorteio público;
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio serão divididos igualmente entre sorteio e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Cursos superiores de graduação será usada apenas a nota do Enem.

É importante lembrar que a instituição de ensino reservará cerca de 80% de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas.

Publicidade

Publicidade

Além disso, enquanto durar a suspensão de atividades presenciais por conta da pandemia de Covid-19, as aulas poderão ocorrer de forma não presencial.

Inscrição

Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de abril pelo site. Para isso, basta apresentar apenas os números do CPF e RG. Vale lembrar que o procedimento está isento de taxa de inscrição.

É importante lembrar que a seleção para os cursos de graduação devem ser feitas com as notas do Ensino Nacional do Ensino Médio, desde que sejam referentes à edição de 2010 a 2020. 

IFRS
IFRS oferece diversas oportunidades aos estudantes

De acordo com o edital oficial, o resultado do processo seletivo para o vestibular da IFRS será divulgado no dia 19 de abril.

Além da primeira chamada, o processo seletivo contará com outras duas chamadas que serão feitas nos dias 14 e 28 de maio. Vale lembrar que a chamada pública deve ocorrer no dia 11 de junho. 

A matrícula no curso desejado deve ser feita mediante o preenchimento de formulários eletrônicos enviados pela IFRS ao candidato aprovado. Além disso, será necessário anexar documentos obrigatórios como:

  • Documento oficial com foto;
  • Número de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de endereço;
  • Entre outros.
Publicidade

Publicidade

É válido ressaltar que a entrega dos documentos deve ser realizada dentro do prazo determinado pela instituição, bem como informado no edital.

Cursos

Entre as oportunidades anunciadas pela IFRS há aproximadamente 960 destinadas aos cursos superiores.

Os estudos serão ministrados nos campi Porto Alegre, Bento Gonçalves, Farroupilha, Viamão, Veranópolis, Vacaria, Sertão, Rolante, Rio Grande, Restinga, Osório, Ibirubá, Feliz, Erechim, Caxias do Sul e Canoas.

Alguns dos cursos oferecidos pela IFRS são:

  • Agronomia;
  • Física;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Engenharia;
  • Ciência da Computação;
  • Zootecnia;
  • Entre outros.
Publicidade

Para conferir a lista completa de cursos e outras informações relativas ao processo seletivo basta acessar o edital oficial do vestibular.

Publicidade

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário