IFSP tem 120 vagas abertas para cursos gratuitos com certificado – Saiba como participar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos em diferentes segmentos de atuação. Cerca de 120 vagas são oferecidas pela instituição nas unidades de Campinas e região.

Cursos

O IFSP está promovendo curso técnico de eletroeletrônica na unidade de Campinas. A oportunidade é capaz de formar profissionais para atuar com planejamento e execução de instalação e manutenção preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos e instalações eletroeletrônicas.

Cerca de 40 vagas estão disponíveis no horário da noite e o curso será desenvolvido ao longo de quatro semestres. Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de junho.

O campus de Campinas também está promovendo curso técnico de informática. Os estudantes aprenderão sobre montagem, acabamento e manutenção de computadores, bem como a identificar e corrigir problemas em aparelhos eletrônicos, instalar e configurar redes e softwares, desenvolver sistemas, entre outras coisas.

Processo seletivo será feito com base no histórico escolar
Processo seletivo será feito com base no histórico escolar

As aulas serão ministradas no período da manhã durante três semestres para cerca de 40 alunos. Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de junho.

Além do campus de Campinas, a IFSP também está promovendo cursos no campus de Hortolândia. Nesse caso, o curso é voltado para o segmento de fabricação mecânica com foco em indústrias de metalmecânica e materiais, fundição, soldagem, usinagem convencional, desenho mecânico, entre outros.

O curso será realizado ao longo de quatro semestres para cerca de 40 alunos no período da noite. Quem tiver interesse deve se inscrever até o dia 22 de julho.

Oportunidades

Quem não se identificar ou não se interessar por esses cursos podem encontrar opções em outros campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Alguns deles são:

  • Araraquara;
  • Avançado Tupã;
  • Birigui;
  • Boituva;
  • Bragança;
  • Paulista;
  • Campos do Jordão;
  • Capivari;
  • Cubatão;
  • Itapetininga;
  • Jacareí;
  • Pirituba;
  • São Carlos;
  • São José dos Campos;
  • São Paulo;
  • Sertãozinho.  

Vale lembrar que os cursos, os horários e a duração das aulas variam conforme a unidade de ensino do IFSP. Outros cursos podem ser acessados pelo site do IFSP com a aplicação de diferentes de filtros, como turnos, quantidades de vagas, modalidades entre outras.

Processo Seletivo

Para participar dos cursos gratuitos oferecidos pelo IFSP os candidatos serão analisados por meio do histórico escolar e, para isso, é necessário apresentar as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no Ensino Fundamental. 

Esse método de seleção será aplicado devido a ausência de provas presenciais causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Da mesma forma as aulas serão realizadas na modalidade EAD, ou seja, ensino à distância, para evitar o surgimento de novos casos de contaminação ou morte.

Assim que for aprovada a retomada das aulas presenciais os cursos voltam ao formato original de acordo com o período indicado na hora da matrícula. 

Vale lembrar que não há limite de idade para estudar no IFSP, pois a instituição oferece oportunidades de estudo, qualificação e recolocação no mercado de trabalho para todos.

Como se inscrever

Os interessados em se inscrever para os cursos devem realizar o procedimento por meio do site do próprio IFSP. Para isso, basta procurar o curso desejado e clicar na opção “Realizar inscrição”.

Quando fizer isso o candidato será redirecionado para a página de inscrição, mas o procedimento só será efetuado mediante um login na página. Nesse caso é preciso se cadastrar no site.

O cadastro é feito ao informar dados como nome, data de nascimento, documentos de identidade, contatos e endereço.

IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é vinculado ao Ministério da Educação e é uma entidade especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica

O IFSP promove cursos presenciais e EAD de diferentes níveis, como técnicos e de graduação. Atualmente conta com 37 campus ativos e mais de 62 mil estudantes matriculados.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário