Imposto de Renda: Aposentados podem consultar extrato para declaração de 2021. Entenda

Todos os anos é necessário que os brasileiros fiquem de olho em realizar o processo de declaração do Imposto de Renda, visto que é obrigatório e a única maneira de conseguir ficar de acordo com a Receita Federal.

Você sabia que os aposentados também podem fazer a consulta do extrato para a declaração do ano de 2021? Está com dúvidas sobre como funciona esse processo?

Veja aqui informações completas, acompanhe como funciona por meio de um passo a passo completo e tudo que você precisa saber.

Imposto de Renda: entenda o processo?

Os aposentados e aqueles que são pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social -, já podem realizar a consulta do extrato de rendimentos para conseguir fazer a declaração do Imposto de Renda de 2021.

Você pode ter acesso ao documento que está disponível diretamente no site ou por meio do app Meu INSS.

Veja como conseguir fazer essa consulta abaixo no guia facilitado:

  1. Acesse o site do Meu INSS ou por meio do app, que está disponível tanto para modelos Android quanto iOS. Se for o primeiro caso, você deve clicar em “Cadastrar senha” e depois seguir as demais instruções ali presentes. Caso já tenha sua senha, clique na opção “Entrar”;
    Imposto de Renda: entenda o processo?Informe qual é o seu CPF e qual é a senha correspondente. Depois clique na opção “Entrar”;
    Imposto de Renda: entenda o processo?
  2. Já na página inicial, você deve escolher pela opção “Extrato de Imposto de Renda”;
    Imposto de Renda: entenda o processo?
  3. Na tela seguinte, é o momento de conferir se o ano-calendário correspondente é o de 2020, depois disso, clique diretamente no quadro do qual possua o nome do seu benefício;
    Imposto de Renda: entenda o processo?
  4. A próxima tela irá te mostrar o extrato. Você pode salvar o documento clicando rapidamente em “Baixar PDF”, localizado no final da página.
    Imposto de Renda: entenda o processo?

Prazo para fazer a declaração do IR ainda não tem data de início

O prazo para realizar a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 ainda não teve sua data de início divulgada. Geralmente o processo de prestação de contas para com o Leão tem seu início no mês de março, sendo finalizado no mês de abril.

No ano passado, diante dos acontecimentos gerados pela pandemia, a Receita permitiu com que estas declarações fossem feitas e entregues até o final do mês de junho, porém, ainda não há informações sobre se isso vai se repetir neste ano.

O que é o informe de rendimentos do INSS?

Também conhecido como o extrato do INSS ou o demonstrativo do Imposto de Renda, esse informe de rendimentos do INSS, é conhecido por ser um documento oficial que é emitido pelo Instituto do qual possui um resumo de todos os valores que foram recebidos pelos beneficiários da previdência pública, como é o caso dos aposentados e também pensionistas.

Além de fazer esse informe do Imposto de Renda que é recolhido de forma mensal pelo contribuinte referente ao último ano passado. Ele é o demonstrativo do qual comprova que houve o recebimento correto dos benefícios correspondentes ao último ano base.

Dessa maneira, o documento é obrigatório e utilizado para produzir a Declaração do Imposto de Renda, visto que por meio dos valores que já foram recolhidos e da renda mensal que é auferida pelo segurado, há a possibilidade de calcular o tributo remanescente ou fazer verificação da possibilidade de restituição.

A maneira mais simples e rápida de conseguir retirar o extrato do INSS é por meio da internet, mas para que isso seja feito, é preciso retirar o extrato direto no portal Meu INSS, do qual vai permitir que se obtenha o documento de forma online, sem ter que sair de casa ou procurar uma agência do INSS em específico.

Consultar extrato do INSS: como e quando?

Uma vez que você possua seu login e senha, já estará pronto para conseguir acessar a conta. Por meio do acesso do portal, o beneficiário precisa procurar pelo campo “Imposto de Renda”, que está localizado logo na lateral esquerda da tela, então clicar na opção de consultar o Extrato de Imposto de Renda (IR), dessa forma, será gerado o demonstrativo de rendimentos.

O site da Secretaria da Previdência ainda te informará que “durante a consulta, caso o navegador apresente a mensagem de erro código 1004, o segurado deve realizar a limpeza de cache, cookies e histórico na barra de navegação para consultar o demonstrativo”.

Sobre a época de envio da DIRP – Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física -, e também para se ter o demonstrativo, ainda não há tempo determinado.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário