Imposto de Renda: estes 5 erros podem te fazer cair na malha fina

Felipe Matozo

27/05/2022

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 se encerra na próxima terça-feira (31/05), e quem ainda não entregou o documento deve tomar cuidado com alguns erros que podem levar à malha fina.

Nesse caso, a Receita Federal pode segurar a restituição de imposto para verificar as pendências encontradas, ou até iniciar uma investigação mais aprofundada sobre o contribuinte.

Para evitar este problema, veja a seguir alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao declarar o imposto de renda.

Erros mais comuns na declaração do IR que podem levar à malha fina

Imposto de Renda: estes 5 erros podem te fazer cair na malha fina

Veja 5 erros na declaração do Imposto de Renda que podem levar à malha fina. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo a Receita Federal, muitas vezes questões como falta de atenção e erro de digitação podem gerar erros que fazem a declaração ficar retida.

Entre os erros mais comuns que o órgão destaca estão omissões de rendimentos próprios e dos dependentes e despesas médicas não confirmada ou não dedutíveis.

A seguir, veja algumas falhas comuns que fazem contribuintes caírem na malha fina apontadas por Aurea Paes, a professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e coordenadora do Núcleo de Práticas Contábeis.

1 – Colocar crianças que não são seus dependentes

Muitos contribuintes incluem como dependentes crianças que eles educam ou ajudam financeiramente. No entanto, existem regras para saber quem é dependente, e o titular não pode incluir qualquer criança – nem mesmo irmãos, em muitos casos.

2 – Pai e mãe declararem os mesmos dependentes

Uma criança só pode ser incluída como dependente na declaração de um dos pais. Para casais com mais de um filho, por exemplo, é possível incluir um como dependente da mãe e outro do pai.

3 – Confundir dependentes do plano de saúde com do IR

Quem tem dependentes em um plano de saúde deve lembrar que isso não quer dizer que eles podem entrar como dependentes no Imposto de Renda.

4 – Declarar despesas médias reembolsadas

Os únicos gastos com educação que são dedutíveis como despesas com instrução são os pagamentos de mensalidade escolar.

5 – Declarar gastos com livros e transporte escolar

Valores de despesas médicas que foram reembolsados pelos planos de saúde precisam estar discriminados no campo “parc. não dedutível”.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta