IPTU e ISS 2021 em Vitória (ES) — Pagamento dos impostos é prorrogado

Os impostos IPTU e ISS 2021 em Vitória (ES) vão ter o prazo reaberto para que assim os contribuintes consigam debitar suas pendências.

Essa medida foi tomada com o intuito de amenizar os efeitos econômicos causados durante a crise advinda da pandemia de coronavírus.

Hoje, neste post, veja as novas datas de pagamentos desses impostos. Saiba mais a seguir!

Impostos IPTU e ISS 2021 em Vitória (ES) são adiados

ilustração iptu

Na última quarta-feira (28), a Prefeitura de Vitória anunciou que vai reabrir o prazo para pagamento da primeira parcela e da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021.

Essas parcelas tinham vencido no dia 22 de março. Agora, com o novo pronunciamento, o prazo final para os contribuintes debitarem suas pendências será em 5 de julho.

Do mesmo modo que a nova data foi estipulada para o pagamento do IPTU, aconteceu também com as parcelas do Imposto Sobre Serviço (ISS) — tributos pagos pela classe autônoma de trabalhadores e pelas empresas.

Como vai funcionar sobre o pagamento do IPTU

De acordo com Aridelmo Teixeira, secretário de Fazenda de Vitória, este ano apresentou uma redução de cerca de 52,8 mil no número de contribuintes que realizavam o pagamento das parcelas do IPTU dentro da data de vencimento.

Assim, se chegou à conclusão de que devido a situação pandêmica econômica, existem pessoas enfrentando dificuldade em manter os tributos em dia.

Com isso, novos prazos foram adotados para o débito dessas parcelas. O exemplo disso é notado na segunda, terceira e quarta cota, que foram prorrogadas para agosto, setembro e outubro; respectivamente.

Como vai funcionar sobre o pagamento do ISS

As empresas também vão ser amenizadas quanto ao pagamento do ISS. A parcela que se refere ao mês de abril, na qual venceria em maio, vai ser prorrogada para o dia 27 de setembro.

Enquanto aos autônomos que realizam o pagamento do ISS Fixo, vão ter quatro parcelas adiadas.

Desse modo, a cota única e a primeira, parcelas estas que venceram em 28 de abril, vão poder ser pagas até 29 de setembro.

Vale lembrar que será nos meses de outubro, novembro e dezembro que as três parcelas serão cobradas.

Previsões a respeito da prorrogação do IPTU e ISS 2021 em Vitória (ES)

Por meio dessas medidas, o Governo do Estado do Espírito Santo pretende fazer com que o recebimento de aproximadamente R$ 50 milhões seja adiado.

No entanto, Aridelmo Teixeira pede encarecidamente que apenas as pessoas e empresas que apresentam dificuldade em efetuarem o pagamento nas datas já estabelecidas, adiem os pagamentos dos tributos.

Essa ação um tanto quanto compreensiva, vai minimizar os impactos que os cofres públicos vão sofrer.

Parecer do Executivo da Capital

As ações de socorro às empresas e aos autônomos, segundo o Executivo da Capital, só tornaram-se possíveis de serem colocadas em prática por causa da redução de gastos da prefeitura.

Além disso, outro fator que também ajudou foi a troca de banco para a administração dos recursos municipais, o que pode resultar em até R$ 35 milhões de rendimento à administração.

Veja também: IPVA e IPTU — Impostos têm peso maior no bolso dos mais pobres, conforme estudo do Ipea

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário