Empresas devem entregar o Informe de Rendimentos até o dia 26/02 [IRPF 2021]

O dia de entrega do Imposto de renda está chegando. Com isso, também se aproxima a data de entrega do Informe de Rendimentos. 

As empresas, que são responsáveis por esse documento, têm até o dia 26 de fevereiro para enviar o informe aos funcionários. 

Vale lembrar que não é possível fazer a declaração do imposto de renda sem esse documento. 

Empresas devem entregar Informes de Rendimentos até o dia 26/02 [IRPF 2021]
Empresas devem entregar Informes de Rendimentos até o dia 26/02 [IRPF 2021]

O que é o Informe de Rendimentos

O informe de rendimentos é um documento que carrega os valores recebidos pelo contribuinte durante o último ano. Ele serve para que a Receita Federal cruze suas informações e saiba quanto você pagou de imposto durante o último ano. 

Esse processo também visa encontrar e coibir a sonegação e irregularidades.

Outras empresas devem enviar o Informa de rendimentos? 

Além da empresa em que o cidadão está empregado, o informe também deve ser enviado pelas operadoras de planos de saúde e corretoras de investimento. O documento pode ser enviado por email ou entregue em mãos. 

No caso dos bancos e corretoras de investimentos, é possível solicitar o informe de rendimentos pelo site e aplicativos. 

No caso dos aposentados e pensionistas do INSS, é preciso solicitar os comprovantes de rendimentos do ano passado. O extrato pode ser consultado pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.

Além desse, outros documentos são necessários para fazer a declaração corretamente. A lista completa está disponível aqui. 

Dica: 

Ao receber o informe, confira com atenção os dados pessoais e se os números realmente batem com os seus recebidos no ano anterior. Qualquer dúvida ou errado, poderá trazer problemas com a Receita.

Por isso, caso haja inconsistências, verifique com a empresa antes de enviar para o fisco.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 7 anos de experiência em redações de rádio, TV e internet. Além de colaboradora da Webgo Content, Amanda também é host do podcast Me Empresta Seus Óculos, que trata sobre cotidiano.

Deixe seu comentário