Inscrições do Enem terminam quarta-feira, 14 de julho

Seguem até esta quarta-feira (14) as inscrições para os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta edição, a versão impressa e a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, com os mesmos conteúdos nas provas.

Publicidade

Publicidade

Enem terá mesmas questões para prova impressa e digital. Provas do Enem — Foto: Divulgação
Enem terá mesmas questões para prova impressa e digital. Provas do Enem — Foto: Divulgação

No período da inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame também receberá as solicitações de atendimento especializado.

No entanto, os pedidos de tratamento pelo nome social deveram ser feitos a partir de 19 de julho.

Enem: quem pode pedir isenção?

Segundo informações do edital, podem pedir isenção da taxa os candidatos:

Publicidade

Publicidade

  • Matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • Alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
  • Pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

Como se inscrever para o Enem 2021?

Para se inscrever no Enem, o participante deve acessar a página oficial do exame e informar seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento. É preciso selecionar também a modalidade que deseja realizar a prova, sendo impressa ou digital.

Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

Vale saber que o Inep não aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal. O custo da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85,00.

Mudanças

Neste ano, os conteúdos das provas impressas e digitais serão iguais, com itens iguais e aplicadas nas mesmas datas.

É importante lembrar que as provas digitais serão exclusivas para quem já concluiu o ensino médio ou para quem vai concluir neste ano.

Sendo assim, os participantes que desejarem fazer o exame como treineiros, uma forma de autoavaliação, deverão se inscrever para o Enem impresso.

Enem digital: como funciona?

Publicidade

Publicidade

Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pelo Enem 2021 Digital, conforme distribuição das vagas previstas no anexo I do Edital 29 de 1º de junho de 2021.

A prova é na versão para computador do Enem, implementada pelo Ministério da Educação em 2019. A primeira edição aconteceu em 2020.

De acordo com o MEC, a intenção é que a versão digital da prova, aplicada pela segunda vez este ano, substitua o exame tradicional até 2026.

É importante saber que a prova possui locais de aplicação e que as vagas devem preenchidas. Além disso, saiba que, neste ano, até pessoas com deficiência foram incluídas.

Provas

Publicidade

Como explicado, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões terão a mesma estrutura de prova, sendo quatro cadernos de questões e a redação.

Publicidade

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Em contrapartida, a redação será realizada no formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia da prova, serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além de redação, A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

Já no segundo dia, as provas aplicadas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Neste dia, a prova terá duração de cinco horas.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário