Inscrições do Enem terminam quarta-feira, 14 de julho
Seguem até esta quarta-feira (14) as inscrições para os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nesta edição, a versão impressa e a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, com os mesmos conteúdos nas provas.

No período da inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame também receberá as solicitações de atendimento especializado.
No entanto, os pedidos de tratamento pelo nome social deveram ser feitos a partir de 19 de julho.
Enem: quem pode pedir isenção?
Segundo informações do edital, podem pedir isenção da taxa os candidatos:
- Matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
- Alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
- Pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.
Como se inscrever para o Enem 2021?
Para se inscrever no Enem, o participante deve acessar a página oficial do exame e informar seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento. É preciso selecionar também a modalidade que deseja realizar a prova, sendo impressa ou digital.
Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações.
Vale saber que o Inep não aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal. O custo da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85,00.
Mudanças
Neste ano, os conteúdos das provas impressas e digitais serão iguais, com itens iguais e aplicadas nas mesmas datas.
É importante lembrar que as provas digitais serão exclusivas para quem já concluiu o ensino médio ou para quem vai concluir neste ano.
Sendo assim, os participantes que desejarem fazer o exame como treineiros, uma forma de autoavaliação, deverão se inscrever para o Enem impresso.
Enem digital: como funciona?
Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pelo Enem 2021 Digital, conforme distribuição das vagas previstas no anexo I do Edital 29 de 1º de junho de 2021.
A prova é na versão para computador do Enem, implementada pelo Ministério da Educação em 2019. A primeira edição aconteceu em 2020.
De acordo com o MEC, a intenção é que a versão digital da prova, aplicada pela segunda vez este ano, substitua o exame tradicional até 2026.
É importante saber que a prova possui locais de aplicação e que as vagas devem preenchidas. Além disso, saiba que, neste ano, até pessoas com deficiência foram incluídas.
Provas
Como explicado, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões terão a mesma estrutura de prova, sendo quatro cadernos de questões e a redação.
Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Em contrapartida, a redação será realizada no formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
No primeiro dia da prova, serão aplicadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além de redação, A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.
Já no segundo dia, as provas aplicadas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Neste dia, a prova terá duração de cinco horas.
Deixe seu comentário