Inscrição do Enem para isentos e ausentes em 2020 vai até 26 de setembro

As inscrições do Enem para isentos e ausentes em 2020 foram reabertas nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). Devem participar deste processo seletivo os estudantes de baixa renda que tiveram isenção de taxa concedida no ano passado, mas não compareceram às provas.

Os candidatos devem ficar atentos, pois as inscrições do Enem para isentos e ausentes em 2020 encerram dia 26 de setembro. Já o pedido para atendimento especializado e tratamento pelo nome social pode ser feito até a 27 de setembro.

Publicidade

Publicidade

O Enem será aplicado para este grupo específico em 9 e 16 de janeiro de 2022. Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) também realizarão os testes nestes mesmos dias.

Enem para isentos e ausentes em 2020

Inscrições do Enem para isentos e ausentes em 2020

Os estudantes isentos ou que não compareceram ao Enem do ano passado devem se inscrever para o novo processo seletivo até dia 26 de setembro. O cadastro é realizado na Página do Participante, sem que o candidato precise justificar a ausência em 2020 ou pagar a taxa de inscrição.

Veja abaixo o passo a passo para realizar a inscrição no Enem:

Publicidade

Publicidade

  1. Clique aqui para acessar a Página do Participante;
  2. Selecione a opção “Inscrição”;
  3. Clique na imagem que corresponde à palavra;
  4. Digite seu CPF;
  5. Continue informando todas os dados solicitados.

Após realizar o cadastro na página do participante, sua inscrição será gerada automaticamente. Isentos têm direito a fazer o exame de graça, já os demais candidatos que não se encaixam nos critérios de isenção devem pagar um boleto no valor de R$ 85 para garantir a participação nas provas.

Quem pode solicitar isenção de taxa?

A isenção de taxa de inscrição para o Enem é destinada a determinados grupos de estudantes brasileiros. Veja abaixo quem tem direito a solicitar a gratuidade para se inscrever no exame:

  • Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares;
  • Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda (neste caso, é necessário comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Cronograma Enem 2021

Confira abaixo o cronograma atualizado pelo Ministério da Educação para o Enem 2021:

  • Inscrição de isentos em 2020: 14 a 26 de setembro;
  • Provas do Enem regular: 21 e 28 de novembro;
  • Provas do Enem para isentos e ausentes em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022;

Enem 2021 para demais participantes

Quem se inscreveu no Enem 2021 pela chamada regular do programa realizará as provas nos dias 21 e 28 de novembro. Neste ano, 3.109.762 pessoas foram confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio, tanto na versão impressa, quanto na digital.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário