Inscrição FIES 2021 começa nesta terça-feira (26/01). Tudo o que você precisa saber!

Iniciam hoje (26) as inscrições para o Fies (Financiamento Estudantil para o Ensino Superior). Mas é bom ficar de olho nos prazos, pois as inscrições encerram nesta sexta-feira (29). 

O resultado da primeira chamada do Fies vai ser divulgado no dia 2 de fevereiro. Para realizar a inscrição no programa, o estudante precisa ter participado de uma das edições do Enem a partir de 2010.

Além disso, é necessário que o candidato tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média do exame, e não ter zerado a redação. Fique de olho também na renda familiar mensal bruta por pessoa, que deve ser de até três salários mínimos.

As instituições de ensino que participam do programa do governo podem ser consultadas no site do Fies.

Regras do Fies 2021

O MEC realizou mudanças nas condições de financiamento do programa a partir do segundo semestre de 2015. Se você ainda não sabe quais foram as alterações, confira as informações abaixo:

Fase de utilização: Esta etapa é referente ao período de duração do curso realizado pelo estudante. Ele vai pagar R$ 150 a cada três meses; valor referente aos juros do financiamento. 

Fase de carência: Período correspondente à conclusão do curso, quando o estudante vai ter 18 meses de carência. Neste tempo, o acadêmico vai pagar, a cada três meses, o valor de R$ 150 para, novamente, pagar os juros sobre o financiamento.

Fase de amortização: É quando termina a fase de carência e o saldo devedor do aluno vai ser parcelado em três vezes o período de financiamento da duração regular do curso.

Não desista de conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Com as vagas remanescentes do Fies, você tem a oportunidade de cursar a faculdade, com condições especiais. Caso surja alguma outra dúvida, acesse o site oficial do Fies e se mantenha atento às notícias em veículos de comunicação confiáveis. 

Inscrições para o Fies

Sobre o Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, que, como o próprio nome já diz, financia a graduação de estudantes brasileiros que não têm condições de arcar com as mensalidades integrais da faculdade. No programa de Financiamento estudantil, é garantido 25% do valor da mensalidade do curso.

Com as novas mudanças no Fies, o programa tem diferentes modalidades de crédito e possibilita juros zero para os estudantes que mais necessitam. Mas tudo isso depende da condição financeira da família do acadêmico.

Mesmo se você já conhece como funciona o Fies e já utiliza o programa, é provável que ainda surjam algumas dúvidas. Um dos principais questionamentos na hora de optar pelo programa é sobre o simulador Fies.

Simulador Fies 2021

Se você quer entrar na faculdade por meio do Fies, uma ferramenta importante pode te ajudar para que você possa ter uma base de valores: é o simulador Fies 2021. Nele, você consegue calcular os valores aproximados das mensalidades, quanto vai ficar devendo no fim da graduação e demais encargos cobrados enquanto você fizer parte do programa.

Utilizar o simulador Fies é muito fácil, basta seguir o passo a passo:

Lembrando que o simulador é uma forma aproximada de entender os valores do financiamento estudantil. O preço real vai ser estabelecido pela universidade em que você se matricular. 

Já na página do simulador, preencha as seguintes informações:

  • Quantidade de semestres do curso;
  • Quantidade de semestres já cursados;
  • Tipo de estudante (Bolsista ProUni 25%; Bolsista ProUni 50% ou Outros);
  • Escolha do melhor dia para o vencimento do boleto.

A taxa de juros é fixa, estabelecida em 6,50% ao ano, o prazo de carência é de 18 meses e a amortização é de três vezes o tempo do financiamento. No simulador, a data de assinatura do contrato é o dia em que você realiza a simulação na plataforma. É apenas uma forma ilustrativa – assim como os valores – para você ter uma noção de como funciona o Fies 2021.

Com as novas regras do Fies, não há prejuízo de amortização e agora o programa possui apenas três fases, ao invés de quatro, como era anteriormente. Além disso, o Ministério da Educação oferece 1% de saldo devedor consolidado nos financiamentos de estudantes que exerçam as profissões de médico integrante da rede de saúde da família cadastrada e de professor de educação básica.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário