Inscrição Fuvest 2022 vai até 1° de outubro

Nesta sexta-feira, 1 de outubro, acaba o prazo de inscrição para o vestibular 2022 da Fuvest.

O processo seletivo é um dos mais importantes do país, pois é responsável por selecionar candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo.

Publicidade

Publicidade

De acordo com a Fuvest, a primeira fase do vestibular será realizada em dezembro deste ano e a segunda fase está prevista para janeiro de 2022.

Interessados devem se candidatar para o vestibular da Fuvest até sexta-feira

Assim como foi realizado este ano, o vestibular de 2022 vai adotar as mesmas medidas sanitárias a fim de prevenir casos de contaminação por coronavírus.

“No vestibular 2021, a FUVEST implementou um conjunto de medidas de segurança sanitária contra a COVID-19, que incluíam distanciamento mínimo entre carteiras em sala de prova, uso de máscara durante todo o exame, alimentação fora de sala, desinfecção de carteiras e disponibilidade de álcool em gel, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual para todos os colaboradores e supervisão e implementação do protocolo sanitário por equipe coordenada por equipe médica responsável. O êxito dessas medidas permitiu à FUVEST elaborar o planejamento para o calendário do vestibular 2022”, afirmou a entidade.

Publicidade

Publicidade

Calendário Fuvest 2022

A fim de orientar os interessados em relação aos principais eventos relativos ao processo seletivo da Fuvest, separamos algumas datas. Veja!

  • Período de inscrição: 16 de agosto e 1º de outubro;
  • Prova da primeira fase: 12 de dezembro de 2021;
  • Provas da segunda fase: 16 e 17 de janeiro de 2022;
  • Divulgação da primeira lista de aprovados: 04 de fevereiro de 2022.

É importante ressaltar que as datas podem ser alteradas de acordo com a necessidade da entidade e os comunicados sobre possíveis mudanças serão realizados diretamente no site da instituição.

Inscrição

Para participar do vestibular da Fuvest 2022 é necessário se inscrever pelo site oficial da entidade dentro do prazo indicado.

Vale mencionar que os interessados devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$182, mas existe a possibilidade de pedir a isenção do pagamento.

Para obter essas e outras informações os candidatos podem acessar o Manual do Candidato.

Leitura

O processo seletivo da Fuvest exige algumas leituras obrigatórias para a realização das provas. De acordo com informações da entidade, para 2022 estão previstas as seguintes obras:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
  • Quincas Borba – Machado de Assis;
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
  • Angústia – Graciliano Ramos;
  • Mensagem – Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto;
  • Campo Geral – Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho.
Publicidade

Publicidade

De modo geral, essas obras são cobradas através de contexto histórico, escolas literárias, ideias gerais e valores da obra, personagens principais e biografia básica do autor.

Assim como as datas do processo seletivo, as obras podem ser alteradas de acordo com a necessidade da Fuvest. Sendo assim, fique atento para ler as obras corretas.

Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular é basicamente o segundo maior vestibular do país.

Desde o ano de 1976 as provas da Fuvest são aplicadas para que os candidatos possam ingressar na Universidade de São Paulo.

Publicidade

No entanto, entre os anos de 1988 e 2016, a Fuvest também foi exigida para o ingresso de alunos na Fundação de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Publicidade

Já nos anos de 1996 até 2010 o vestibular também era aplicado para quem queria estudar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

Processo Seletivo

Geralmente o processo seletivo da Fuvest é constituído por duas fases. Veja! 

1ª Fase

  • Composta por cinco horas de duração;
  • 90 questões de múltipla escolha;
  • Questões sobre matemática, português, biologia, física, história, inglês, interdisciplinares.

Só passa para a segunda fase quem estiver acima da nota de corte.

2ª Fase

Publicidade

Publicidade

São aplicadas questões dissertativas, como 10 questões de português e uma redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia e 12 questões entre duas a quatro disciplinas que são escolhidas de acordo com a carreira que você deseja seguir no segundo dia.

Os estudantes de cursos como música, artes visuais ou artes cênicas, ainda devem realizar a prova sobre habilidade específica.

Requisitos

Pode fazer o vestibular da Fuvest qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio até a data da matrícula do curso desejado.

É importante dizer que 60% das vagas oferecidas por meio da Fuvest são destinadas para a ampla concorrência, enquanto os 40% restantes para as cotas, contemplando estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Fonte: G1 e Explicaê.

Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário