Inscrição para o Prouni 2º semestre termina sexta-feira, 16 de julho

Quer uma oportunidade de entrar na faculdade ainda em 2021? Então, não perca o prazo do Prouni! 

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação (MEC), terminam nesta sexta-feira, dia 16 de julho. 

Publicidade

Publicidade

Veja aqui todas as informações necessárias para aproveitar essa oportunidade. 

Inscrição para o Prouni 2º semestre termina sexta-feira, 16 de julho
Inscrição para o Prouni 2º semestre termina sexta-feira, 16 de julho. (Foto: Quero Bolsa)

Prouni 2° semestre: vagas e inscrições

O Prouni 2° semestre oferece bolsas de estudo, integrais e parciais – de 50% – em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. 

Porém, podem participar dos processos seletivos apenas estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. 

Publicidade

Publicidade

Nesta edição, são ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada. 

Quais os requisitos para participar do Prouni 2° semestre

Para concorrer as bolsas, é preciso seguir alguns requisitos, como: 

Renda Familiar

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal pode ser de até três salários mínimos por pessoa.

Nacionalidade

Como dito, apenas estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior podem participar. Além disso, é necessário que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação.

Escolaridade

As bolsas são destinadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola. 

Pessoa com deficiência

Estudantes com deficiência também podem se candidatar. Neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola. 

Professores

Publicidade

Publicidade

Educadores  da rede pública, no exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública pode se candidatar. Neste caso, não é necessário comprovar renda.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo também podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas. 

Os interessados, em qualquer uma das modalidades, têm até as 23h59 de sexta-feira, 16, para se inscrever.

Como é o processo seletivo

O candidato a bolsas do Prouni 2° semestre não precisa fazer vestibular, nem estar matriculado na instituição na qual pretende se inscrever. 

Publicidade

Porém, as instituições de ensino podem submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação é fornecida ao candidato no momento da inscrição.

Publicidade

O processo seletivo do Prouni é simplificado, tendo apenas uma etapa, que é a inscrição. Ela é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.

Pré-selecionados

Após o encerramento do prazo para inscrições, que é o dia 16/07/2021, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem. 

Publicidade

Publicidade

Depois, pré-seleciona os interessados em apenas uma das opções de curso, observadas a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

Para efetivamente confirmar as bolsas, são realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. 

Caso, ao final das duas chamadas, não tenha sido selecionado, ele pode manifestar interesse em participar da lista de espera. As bolsas que não forem preenchidas nas duas chamadas regulares serão ocupadas pelos estudantes participantes da que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário