Inscrição Prouni 2022 vai até quando? Saiba como funciona o cronograma

Anualmente são abertas as inscrições do Prouni, Programa Universidade para Todos -, do qual proporciona com que estudantes de baixa renda possam ter acesso a educação de qualidade em instituições de ensino privado.

Você sabia que esse ano as inscrições para o processo já tem datas confirmadas? Veja abaixo mais sobre como efetuar sua inscrição, quais são os documentos necessários e tudo que precisa saber sobre o assunto.

Publicidade

Publicidade

Até quando vai a inscrição do Prouni 2022?

Inscrição Prouni 2022 vai até quando? Saiba como funciona o cronograma

Veja abaixo mais sobre o calendário do programa e não se perca por entre o processo para efetuar sua inscrição rapidamente:

  • Início das inscrições Prouni 2022: 28 de janeiro de 2022;
  • Data final das inscrições: 31 de janeiro de 2022 (às 23h59);
  • Processo seletivo para a primeira chamada: 4 de fevereiro de 2022;
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro de 2022;
  • Processo seletivo para a segunda chamada: 18 de fevereiro de 2022;
  • Entrega final dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro de 2022;
  • Por fim, adesão para a lista de espera: 6 a 9 de março de 2022.

Se você quer concorrer a uma vaga em específico por meio do Prouni, é mais do que indicado que tenha em mente as datas acima, visto que assim, poderá se inscrever e não perder sua chance.

Como se inscrever Prouni 2022?

Veja abaixo o passo a passo completo de como efetuar sua inscrição no Prouni 2022 e fique ligado!

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site oficial do Prouni, que é: http://prouniportal.mec.gov.br/;
  2. Quando as inscrições estiverem abertas, você deve clicar na opção “Inscrições abertas”;
  3. Depois disso, é necessário preencher os dados pessoais requisitados ali, sendo assim, concluído o processo.

Lembre-se de verificar se o preenchimento de dados foi efetuado de maneira correta, visto que do contrário, pode ser que você tenha demais problemas posteriores para efetuar sua matrícula.

Tipos de bolsas oferecidas pelo Prouni

Os dois tipos de bolsas que são oferecidas pelo Prouni, são:

  • Bolsa parcial: da qual cobre o custo de 50% do curso , sendo destinada para os candidatos dos quais possuem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;
  • Bolsa integral: da qual cobre o custo total do curso, sendo destinada para os  candidatos que possuem renda familiar, por pessoa, de no máximo um salário e meio.

Dessa maneira, veja qual das duas opções está condizente com sua realidade e não deixe de se inscrever o quanto antes para obter seu direito como estudante.

Como funciona o Prouni?

Inscrição Prouni 2022 vai até quando? Saiba como funciona o cronograma

O Prouni é uma forma de entrada no ensino superior para aqueles alunos dos quais não possuem a condição para pagar os estudos em uma instituições de ensino particular.

Sendo assim, são oferecidas bolsas de estudos para aqueles que tem renda familiar de até três salários mínimos em cada integrantes, ademais, é preciso atender demais critérios que são estabelecidos:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ter feito o ensino médio de forma parcial em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ser uma pessoa com deficiência;
  • Por fim, ser professor da rede pública de ensino básico, que esteja em exercício, fazendo parte do quadro permanente da instituição, além de estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, não é necessário que a renda familiar por pessoa seja considerada.

Por isso, caso você não esteja dentro de algum dos pré-requisitos acima, não há a possibilidade de se inscrever dentro do Prouni.

Documentos necessários para se inscrever no Prouni

Publicidade

Publicidade

É preciso ser portador de alguns documentos para assim efetuar sua inscrição dentro do site do Prouni, que são o número do CPF e os dados de inscrição, além da senha correspondente do portal do Enem.

O sistema fará a recuperação de maneira automática dos seus dados utilizados no exame, sendo necessário apenas faze a verificação de que se os mesmos estão correspondentes ou se houve alguma alteração.

Além disso, é interessante destacar que não há nenhum valor ou custo para conseguir se inscrever no Prouni 2022, portanto, fique de olho nesse detalhe.

Continue acompanhando nosso site para receber mais notícias como essa sobre concursos e inscrições dentro do Brasil, fique ligado!

Publicidade

Fonte: Portal Mec e Universidade Católica de Pelotas.

Publicidade

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário