Prouni – Bolsas remanescentes terão inscrições abertas em maio! Veja datas!
As bolsas remanescentes Prouni serão abertas nos dias 3 e 4 de maio para os estudantes que não conseguiram se classificar na chamada regular do primeiro semestre. Mas é preciso ficar atento, pois as inscrições deverão ser realizadas pelo site do Prouni, até às 23h59 do dia 4 de maio.
Quem garantir uma das bolsas remanescentes Prouni, poderá cursar uma graduação em universidades privadas com desconto integral – que cobre 100% da mensalidade do curso; ou parcial – onde o programa do governo paga 50% do valor da mensalidade.

Classificação bolsas remanescentes Prouni
Em 2021, o Prouni irá classificar os candidatos por ordem de desempenho no Enem: ou seja, quem tirar as melhores notas, têm mais chances de ser aprovado. As notas podem ser de qualquer uma das edições do exame nos últimos 10 anos.
É a primeira vez na história do Prouni que as vagas remanescentes são concedidas por mérito de notas, e não por ordem de inscrição, como ocorria nas edições anteriores do programa.
Além disso, os estudantes que fizeram o Enem 2020 poderão se inscrever para disputar as bolsas remanescentes Prouni. Para todos os participantes, os critérios são: obter 450 pontos na média do exame e não ter zerado a redação.
Existem também critérios de classificação socioeconômicos. Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
Já no caso das bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal, por pessoa, deve ser de até 3 salários mínimos. Comprovando estes requisitos e tendo uma boa nota no Enem, existe uma grande chance de você ser contemplado com uma das bolsas remanescentes Prouni.
Cronograma bolsas remanescentes Prouni
O resultado do processo seletivo para vagas remanescentes no Programa Universidade para Todos está previsto para ser divulgado no dia 7 de maio, no site do Prouni. Quem for classificado deve ficar de olho na documentação exigida, pois é preciso entregá-la no dia da matrícula na instituição de ensino em que o candidato for contemplado.
As matrículas e a entrega da documentação que comprova as informações declaradas pelo aluno devem ser feitas entre os dias 10 e 13 de maio. Mas fique atento, pois se você esquecer da documentação, será automaticamente desclassificado e sua bolsa será oferecida ao próximo candidato da lista.
Devido à pandemia, não é necessário se deslocar até a universidade que o contemplou com a bolsa de estudos pelo Prouni. Basta enviar todos os documentos (escaneados e em PDF) para o e-mail da instituição de ensino.
Porém, existem algumas universidades que não disponibilizam endereço eletrônico para o envio dos documentos. Então, se isso ocorrer com você, não pense duas vezes e vá até a faculdade para entregar a documentação necessária.
A dica é manter tudo organizado e preparado, mesmo antes dos resultados saírem. Assim, caso você seja contemplado com uma bolsa de estudos, é só encaminhar a documentação ou levá-la pessoalmente até a faculdade.
Mas caso você não consiga uma vaga, não desanime. O Prouni realiza dois processos seletivos por ano, então, você terá novas chances de conquistar a tão sonhada bolsa de estudos. Além disso, no fim do ano haverá um novo processo seletivo para oferecer vagas remanescentes do Prouni.
Deixe seu comentário