Prouni – Bolsas remanescentes terão inscrições abertas em maio! Veja datas!

As bolsas remanescentes Prouni serão abertas nos dias 3 e 4 de maio para os estudantes que não conseguiram se classificar na chamada regular do primeiro semestre. Mas é preciso ficar atento, pois as inscrições deverão ser realizadas pelo site do Prouni, até às 23h59 do dia 4 de maio.

Quem garantir uma das bolsas remanescentes Prouni, poderá cursar uma graduação em universidades privadas com desconto integral – que cobre 100% da mensalidade do curso; ou parcial – onde o programa do governo paga 50% do valor da mensalidade.

Publicidade

Publicidade

jovem mordendo lápis em frente a notebook

Classificação bolsas remanescentes Prouni

Em 2021, o Prouni irá classificar os candidatos por ordem de desempenho no Enem: ou seja, quem tirar as melhores notas, têm mais chances de ser aprovado. As notas podem ser de qualquer uma das edições do exame nos últimos 10 anos.

É a primeira vez na história do Prouni que as vagas remanescentes são concedidas por mérito de notas, e não por ordem de inscrição, como ocorria nas edições anteriores do programa.

Além disso, os estudantes que fizeram o Enem 2020 poderão se inscrever para disputar as bolsas remanescentes Prouni. Para todos os participantes, os critérios são: obter 450 pontos na média do exame e não ter zerado a redação.

Publicidade

Publicidade

Existem também critérios de classificação socioeconômicos. Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. 

Já no caso das bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal, por pessoa, deve ser de até 3 salários mínimos. Comprovando estes requisitos e tendo uma boa nota no Enem, existe uma grande chance de você ser contemplado com uma das bolsas remanescentes Prouni.

Cronograma bolsas remanescentes Prouni

O resultado do processo seletivo para vagas remanescentes no Programa Universidade para Todos está previsto para ser divulgado no dia 7 de maio, no site do Prouni. Quem for classificado deve ficar de olho na documentação exigida, pois é preciso entregá-la no dia da matrícula na instituição de ensino em que o candidato for contemplado.

As matrículas e a entrega da documentação que comprova as informações declaradas pelo aluno devem ser feitas entre os dias 10 e 13 de maio. Mas fique atento, pois se você esquecer da documentação, será automaticamente desclassificado e sua bolsa será oferecida ao próximo candidato da lista.

Devido à pandemia, não é necessário se deslocar até a universidade que o contemplou com a bolsa de estudos pelo Prouni. Basta enviar todos os documentos (escaneados e em PDF) para o e-mail da instituição de ensino. 

Porém, existem algumas universidades que não disponibilizam endereço eletrônico para o envio dos documentos. Então, se isso ocorrer com você, não pense duas vezes e vá até a faculdade para entregar a documentação necessária.

Publicidade

Publicidade

A dica é manter tudo organizado e preparado, mesmo antes dos resultados saírem. Assim, caso você seja contemplado com uma bolsa de estudos, é só encaminhar a documentação ou levá-la pessoalmente até a faculdade.

Mas caso você não consiga uma vaga, não desanime. O Prouni realiza dois processos seletivos por ano, então, você terá novas chances de conquistar a tão sonhada bolsa de estudos. Além disso, no fim do ano haverá um novo processo seletivo para oferecer vagas remanescentes do Prouni.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário