Sisu: Inscrições para lista de espera devem ser feitas até sexta (23/4)!

Até a próxima sexta-feira (23), os estudantes podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A lista pode ser preenchida por candidatos que não foram contemplados com vagas em nenhuma das opções de cursos de graduação do Sisu na edição 2021.1.

O mesmo prazo vale para quem já garantiu uma vaga na chamada regular para confirmar a matrícula.

jovem em frente à página do sisu no computador
Inscrições para a lista de espera do Sisu seguem até sexta-feira 23. (Foto: Reprodução/ABr)

Lista de espera Sisu

O candidato não aprovado deve manifestar interesse no site do programa, clicando em “participar da lista de espera”, na área do boletim do candidato, em uma das opções de curso anteriormente apontado pelo candidato no ato da inscrição.

As vagas desta lista são as chamadas remanescentes, que são aquelas ocupadas pelos selecionados na chamada regular por motivos como perda do prazo de matrícula ou de candidatos que não apresentaram os documentos necessários para efetivar os estudos.

As convocações dessa modalidade vão começar a partir do dia 27 de abril.

É importante saber que as convocações dos integrantes da lista de espera vão surgindo conforme as vagas forem surgindo.

Por isso, esse período não é limitado a uma única chamada e as universidades fazem diversas chamadas.

Por este motivo, os estudantes devem ficar atentos e fazer o acompanhamento diretamente no site da instituição que está concorrendo para não perder o risco de ser aprovado e, assim, perder os prazos.

Vagas do Sisu

Neste semestre, o Sisu distribuiu 206.609 mil vagas em 5.571 cursos de 109 instituições de educação superior pública em todo o Brasil.

Vale lembrar que as inscrições aconteceram entre 6 e 14 de abril e somente as pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que alcançaram boas notas nas provas objetivas das áreas abordadas na avaliação e não zerou a redação pôde participar.

Matrículas: como se inscrever durante a pandemia?

Depois que o candidato consultar no portal do Sisu e confirmar que foi selecionado para um dos cursos escolhidos, ele precisará fazer sua matrícula.

Em tempos normais, fora do período de pandemia, os selecionados podiam ir até à universidade para realizar a matrícula.

No entanto, devido às regras para conter aglomeração e para permanecer em casa sempre que possível, diversas universidades adotaram novos sistemas, como fazer a matrícula on-line e enviar os documentos através do site da instituição.

Outra alternativa para o candidato é ligar no campus selecionado e agendar um horário para atendimento.

Mas, lembre-se que todo esse processo e suas regras são expostos pelas universidades.

Além disso, é obrigatório o envio dos documentos para que a matrícula seja efetivada, já que quem deixa de fazê-lo perde sua vaga e será remanejada para a lista de espera.

Calendário

Após mudança no período de inscrições, que foi estendido até o dia 14 de abril, todos os processos do Sisu foram alterados.

Isso inclui os resultados, inscrição na lista de espera e matrícula do Sisu.

Veja como ficou definido o novo calendário:

  • De 4 a 9 de abril: inscrições;
  • 16 de abril: resultado da chamada regular;
  • De 16 a 23 de abril: prazo para participar da lista de espera;
  • De 19 a 23 de abril: matrícula da chamada regular;
  • 27 de abril: convocação dos candidatos em lista de espera.

Sobre o Sisu

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior pública.

Vale lembrar que as vagas oferecidas pelo Sisu são destinadas apenas para os estudantes que fizerem o Enem referente ao ano sugerido.

O programa é gratuito, sendo assim, o estudante não precisa pagar nenhuma taxa e está isento do pagamento de mensalidades.

Saiba que o Sisu não oferece bolsas de estudos, mas acesso aos cursos de instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário