IFMG 2021: Inscrições abertas para processo seletivo. Veja como participar

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do IFMG 2021. As vagas são referentes ao segundo semestre letivo, para os campi das cidades de Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

No processo seletivo do IFMG 2021, são oferecidas 1.271 vagas em 26 cursos técnicos e de graduação. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de março, no site do Instituto Federal de Minas Gerais.

Publicidade

Publicidade

Mas é preciso ficar atento e pagar em dia a taxa de R$ 25 para realizar o vestibular. Caso você precise, também é possível solicitar isenção de taxa até o dia 25 de fevereiro. Todas as solicitações são realizadas no momento da inscrição.

O processo seletivo do IFMG 2021 está sendo realizado em fevereiro devido aos atrasos causados pela pandemia. As vagas ofertadas agora deveriam ter sido preenchidas em novembro de 2020.

Existem duas modalidades de cursos técnicos no processo seletivo do IFMG 2021: o Técnico Integrado ao Ensino Médio, voltado a alunos que concluíram o Ensino Fundamental; e o Técnico Subsequente, ou pós-médio, direcionado aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio e desejam formação profissional.

Publicidade

Publicidade

Clique aqui para acessar o passo a passo para realizar a inscrição em um curso técnico no processo seletivo do IFMG 2021.

processo seletivo do ifmg 2021

Mudanças no vestibular

Devido à pandemia, os critérios de seleção para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio terão algumas mudanças. Uma delas é a adoção das regras implementadas no processo dos demais campi do IFMG.

Em 2021 não serão aplicadas provas, pois o principal critério de seleção será a análise do desempenho escolar dos inscritos. Isso vai garantir uma seleção de alunos mais refinada, mantendo a qualidade do Instituto, que é uma das referências de ensino no país.

No caso dos cursos de graduação, as regras de classificação seguem as mesmas. Para entrar em um curso superior do IFMG, basta utilizar sua nota do Enem.

Documentos necessários

Para os estudantes que desejam ingressar no Técnico Integrado, é necessário ter em mãos o documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Este documento pode ser solicitado na secretaria da escola.

Já no caso dos candidatos que desejam ingresso no Técnico Subsequente, é necessário apresentar documento com as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Publicidade

Publicidade

A classificação dos candidatos vai ocorrer de acordo com a média simples das notas obtidas nas duas disciplinas, tanto para o Técnico Integrado quanto para o Técnico Subsequente. 

Fique atento aos editais do processo seletivo do IFMG 2021. Lá estão todos os documentos e informações necessárias para que você realize sua inscrição no vestibular.

Para se inscrever no vestibular para concorrer a uma vaga em cursos de graduação, basta utilizar sua nota de uma das três últimas edições do Enem (2018, 2019 ou 2020). Cerca de 198 vagas serão destinadas ao Sisu. 

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário