INSS 2021 pode ser pago mesmo para quem nunca contribuiu. Entenda!

Todos os anos é comum que muitas dúvidas surjam sobre como funciona o INSS, as demais cobranças que são executadas e principalmente, quem precisa fazer a contribuição de forma contínua, principalmente para não ter muitos problemas no futuro.

Se você nunca contribuiu com a previdência social e está precisando de alguma forma de ganhar dinheiro, principalmente em épocas complicadas, é interessante continuar lendo esse site e saber quais são os benefícios específicos nesse caso.

Não deixe de se informar.

Quais são os benefícios do INSS sem contribuir?

INSS 2021 pode ser pago mesmo para quem nunca contribuiu. Como isso funciona?

O BPC – Benefício de Prestação Continuada -, é um dos benefícios existentes para quem está nessa condição, sendo que no atual momento são mais de 608 mil requerimentos realizados para se ter direito ao mesmo, estando há mais tempo do que o prazo legal, que é de 45 dias úteis.

Destinado para as pessoas idosas ou com deficiência de baixa renda que tenham situação comprovada de vulnerabilidade, mesmo das quais nunca tenham feito nenhum tipo de contribuição para a Previdência, o benefício de assistência é no valor de um salário mínimo atual, ou seja, R$1100,00.

Conforme já divulgado pelo INSS, a maior parte desses pedidos que estão na fila de espera do órgão é para o já citado BPC, principalmente para pessoas com deficiência e do benefício por incapacidade temporária, que é conhecido por ser o antigo auxílio-doença, que teve impacto direto devido ao fechamento das agências bancárias devido a pandemia do corona vírus entre os meses de março e setembro.

O tempo médio para a concessão está na média de 98 dias, já incluindo o tempo de espera do cumprimento das exigências necessárias para o segurado. Segundo o instituto, além de outras formas para conseguir acelerar a análise desse benefício, também será criada uma central especializada para este benefício.

Para o BPC destinado para as pessoas idosas, foi feita a implementação da análise automatizada por meio do app Meu INSS, por meio de uma cópia simples sem ter nenhum tipo de necessidade de comparecer até a agência com os documentos originais.

É esperado que até o mês de junho, o INSS vá cumprir o prazo que foi atualizado pelo STF – Supremo Tribunal Federal -, de no máximo 90 dias para análise.

A análise do benefício é feita diretamente pela renda bruta mensal familiar, da qual é limitada em até 25% de um salário mínimo por pessoa da família. Ou seja, somente no ano de 2021, a renda mensal per capita que era máximo delimitada para cada família era de R$275.

Mas, caso os gastos médicos do idoso em questão sejam maiores e seja justificado pela situação econômica a necessidade desse benefício, é feita a concessão em casos específicos.

Como fazer sua inscrição?

Para conseguir fazer sua inscrição do benefício, é primeiro necessário estar cadastrado no CadÚnico, estando com o cadastro em específico atualizado por pelo menos nos dois últimos anos. O pedido do BPC pode ser feito rapidamente pelo app do Meu INSS.

Veja abaixo um guia fácil por meio de um passo a passo simplificado:

  1. Realiza o cadastro do beneficiário e de toda sua família no CadÚnico;
  2. Caso já esteja inscrito no CadÚnico, faça a confirmação de todos seus dados, principalmente o CPF de todos os componentes familiares;
  3. Com o seu cadastro atualizado, acesse o menu que existe no Meu INSS – seja no app ou por meio do site oficial -,com seu login e senha específico;
  4. Então, escolha pela opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  5. Clique então em “Novo requerimento”, depois em “Atualizar” e clique nos dados que achar que são válidos, selecionando “Avançar”;
  6. Digite então no campo de busca “deficiência” e escolha o serviço que deseja;
  7. Por fim, acompanhe todo o andamento do procedimento por meio do site ou app do Meu INSS, diretamente na aba “Agendamentos/Requerimentos”.

É interessante destacar que muito do que causa a fila no INSS para demais benefícios é muito da culpa do próprio indivíduo, principalmente pela falta de documentação para se chegar na análise final.

Por isso, caso você esteja tentando entrar com o processo para requerer determinado tipo de serviço, procure se informar melhor sobre todas as cópias e documentos que precisa para que o processo seja finalizado o quanto antes.

Além disso, não deixe de acompanhar todas as demais atualizações em nosso site.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário