INSS: como aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão? Descubra duas maneiras!

Flavio Carvalho

30/04/2021

Com o aumento da inflação, o preço de produtos básicos do dia a dia subiu expressivamente. Por isso, beneficiários do INSS, especialmente de aposentadoria e pensão, começaram a buscar formas de aumentar o valor que recebem mensalmente.

Este é o seu caso? Então, descubra aqui duas maneiras de aumentar o valor da sua aposentadoria ou pensão paga pelo INSS e saiba como proceder!

aposentado

Como aumentar o valor da aposentadoria ou pensão INSS?

Existem duas formas de tentar o aumento do valor da aposentadoria ou pensão paga pelo INSS: por revisão do benefício ou adicional de 25%. Em ambos os casos, o segurado precisa comprovar que tem direito ao aumento.

Essa comprovação é feita por meio da apresentação de documentos inerentes ao processo, como comprovantes de contribuição à previdência social ou atestados médicos.

Revisão de benefício no INSS

A revisão de benefício do INSS consiste na comprovação de erro no cálculo do valor pago mensalmente para o segurado. Neste caso, solicita-se uma nova análise de contribuições para certificar que realmente há erro.

Se houver erro no valor da contribuição ou na quantidade de parcelas de contribuição, o requerente deve apresentar a documentação que comprove isso. Normalmente se solicita carteira de trabalho ou comprovante de pagamento de GPS (Guia de Previdência Social).

Tipos de revisão do benefício do INSS

Essencialmente, existem dois tipos de revisão de benefício do INSS. A seguir, apresentamos quais são eles e como funcionam. Confira e veja em qual seu perfil se encaixa:

  • Revisão de benefício INSS após ação trabalhista

Entrou com uma ação trabalhista contra a empresa em que atuou? Neste caso, ela é obrigada a recolher contribuições previdenciárias inerentes a diferenças de salários e demais verbas trabalhistas.

Na prática, isso significa que a contribuição do trabalhador será maior do que a que foi considerada inicialmente para cálculo do benefício. O correto, portanto, é refazer o cálculo considerando os novos valores de contribuição.

Ao refazer o cálculo, o valor da aposentadoria ou da pensão pode aumentar substancialmente, provocando, muitas vezes, um ganho considerável no total mensal que o segurado recebe.

Um detalhe importante: se houver ganho de causa em ações trabalhistas e já for beneficiário do INSS, não demore muito para solicitar a revisão, porque a Justiça do Trabalho não acumula arquivos de processos com mais de 5 anos.

Logo, se demorar mais do que esse prazo para solicitar a revisão do benefício, talvez não consiga a documentação comprobatória de que tem direito a uma aposentadoria ou pensão maior, dificultando todo o processo de aumento.

  • Revisão de auxílios e benefícios INSS

Alternativa válida para casos de reanálise de valor do benefício considerando o tempo de contribuição, inclusão, alteração ou exclusão de dependentes ou apresentação de documentos novos que comprovem o direito ao aumento.

Adicional de 25% nos benefícios do INSS

Além da revisão, também há a possibilidade de receber um aumento no valor mensal por meio do adicional de 25%, que é dado em casos de aposentadoria por invalidez, quando o segurado precisa de cuidados de terceiros.

De modo geral, o INSS prevê o pagamento do adicional de 25% quando o segurado tem uma ou mais condições da lista abaixo:

  • Cegueira total;
  • Perda mínima de nove dedos das mãos;
  • Paralisia de dois membros inferiores ou superiores;
  • Perda de membros inferiores, acima dos pés, quando não há possibilidade de usar prótese;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida social e orgânica;
  • Perda de uma das mãos e dos dois pés, mesmo que seja possível utilizar prótese;
  • Doença que exija permanência contínua em leito;
  • Perda de um membro inferior e outro superior, sem possibilidade de uso de prótese;
  • Incapacidade permanente para realizar atividades do dia a dia.

Como solicitar a revisão ou adicional de 25% ao INSS?

A solicitação de revisão do benefício ou inclusão do adicional de 25% é feita online, na plataforma de serviços Meu INSS. Veja, a seguir, um passo a passo para solicitação:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “entrar com gov.br”;
  3. Informe seu CPF e clique em “avançar”, se já tiver conta na plataforma. Caso não tenha, clique na opção de criar uma e siga as recomendações dadas na página;
  4. Digite sua senha de acesso e clique em “entrar”;
  5. Clique em “agendamentos / solicitações”;
  6. Selecione “novo requerimento”;
  7. Clique em “recurso e revisão”;
  8. Selecione o tipo de atendimento e siga as recomendações dadas na página.
Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta