INSS vai fazer novo pente-fino em agosto: saiba quem será afetado

Por meio do chamado pente-fino, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende convocar aproximadamente 170 mil segurados com a finalidade de abster irregularidades.

Essa convocação é destinada àqueles que recebem o benefício por incapacidade, o antigo auxílio-doença, e deve acontecer entre os meses de agosto e dezembro deste ano.

Publicidade

Publicidade

Saiba mais a seguir como vai ocorrer o pente-fino do INSS.

INSS e o novo pente-fino

Bandeira da Previdência Social hasteada
O INSS vai realizar novo pente-fino em agosto (imagem: reprodução/site FETQUIM)

De acordo com a agência responsável pelas revisões, para que o segurado continue recebendo o seu benefício é preciso manter os documentos médicos (laudos, exames e prescrições) atualizados, bem como verificar os dados cadastrados no banco de dados do INSS.

Além disso, o beneficiário deve ter os dados para contato sempre atualizados para que assim ele possa ser notificado e consiga se prevenir de possíveis adversidades para com o INSS.

Publicidade

Publicidade

A manutenção quanto aos dados é de extrema importância, pois, o segurado pode perder o benefício caso o instituto notifique que ele não tem realizado os ajustes necessários no pente-fino.

Fique por dentro! Assim que for notificado, o beneficiário passa a ter o prazo de 60 dias para realizar a entrega da documentação solicitada. O descumprimento do prazo acarretará na suspensão do benefício. Caso permaneça pendente após 30 dias, o benefício será cancelado permanentemente.

Convocação do INSS

O segurado cadastrado no sistema do INSS receberá uma carta simples, via Correios, o convocando para que ajuste sua situação com o instituto.

Ainda, as notificações podem ser exibidas por meio de mensagens exibidas em terminais de autoatendimento das redes bancárias que pagam o benefício.

Além do mais, a convocação pode ser feita a partir da publicação de editais no site do Diário Oficial da União ou por meio de endereço eletrônico.

Agendamento de perícias médicas

As pessoas seguradas deverão agendar perícias médicas conforme a capacidade que as agências da Previdência Social conseguem operar. Para isso, elas devem seguir a normas estabelecidas pela fiscalização sanitária, como:

  • Instalações higienizadas;
  • Distanciamento social;
  • Ventilação adequada;
  • Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por funcionários e beneficiários;
  • Restrição quanto à quantidade de pessoas circulando dentre as unidades.
Publicidade

Publicidade

Assim que a notificação for recebida, o beneficiário tem até 30 dias para agendar a perícia médica de revisão pelo aplicativo Meu INSS ou por meio do portal do instituto. Outra forma de promover essa ação, diz respeito a ligar para a Central 135.

Beneficiários que estão fora do novo pente-fino do INSS

Nem todos os segurados terão o benefício bloqueado ou serão notificados. Há exceções, como aqueles que recebem o benefício há mais de uma década, ou quando a revisão é impedida de alguma forma.

Sob esses casos, os beneficiários somente serão notificados se houver irregularidade ou fraude.

Abaixo, veja as seguintes exceções:

  • Pensionistas inválidos que não retornaram às atividades com mais de 60 anos e aposentados por invalidez;
  • Aposentados por invalidez bem como pensionistas inválidos que não retornaram às atividades com mais de 55 anos, e, que há cerca de 15 anos recebem o benefício;
  • Cidadãos que são beneficiários há mais de 10 anos — exceção àqueles que apresentarem indício de fraude em seu recebimento.
Publicidade

Embora o segurado tenha recebido a notificação mesmo depois de se encaixar nas exceções listadas, vai ser preciso consultar um advogado especialista no assunto que seja capaz de evitar que o benefício do INSS seja suspenso ou cancelado.

Publicidade

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário