INSS: Processo parado? Veja o que você pode fazer para resolver!

O INSS é conhecido por ser o Instituto Nacional do Seguro Social, sendo ele o responsável por realizar a legalização, distribuição e demais informações sobre a aposentadoria e demais benefícios para os trabalhadores brasileiros.

Porém, é comum que diante da grande demanda e demais burocracias, muitos processos fiquem parados por algum tempo.

Publicidade

Publicidade

Está nessa situação e não sabe como proceder? Veja abaixo quais são as melhores soluções e cuidados necessários, fique de olho, principalmente para não perder o prazo estipulado.

INSS: como proceder com processo parado?

idosos em sofá

Durante o processo de abrir uma ação contra o INSS, principalmente quando não há o auxílio de um advogado, na maior parte das vezes, o segurado tem que lidar com uma espera grande e muitas vezes, que pode durar muitos anos sem nenhuma resolução.

O INSS possui a responsabilidade de sempre fazer a atualização dos dados do requerimento em específico que está em aberto, então, se o segurado fez a abertura desse requerimento e não está fazendo o acompanhamento, há grandes chances de que possa perder o processo e ainda ser muito prejudicado, visto que o sistema do INSS e seus analistas acabam interpretando como uma desistência.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, é indicado que o segurado do qual não tem acesso direto ao portal do INSS ou não sabe como mexer no mesmo, entre em contato diretamente pelo número de telefone 135, falando com um profissional especializado da agência.

Por lá, você poderá tirar todas as suas dúvidas referente a uma ação ou situação em aberto, sempre anotando números de protocolos e tudo aquilo que possa ser usado no futuro para provar fatos ou até mesmo mover outra ação.

Por que meu processo está parado?

Isso é algo comum de acontecer quando há a falta de determinado documento, ou, a falta de uma informação simples, mas, que acaba deixando todo o procedimento parado durante tempos.

Dessa forma, é sempre indicado que você verifique de maneira prévia o que será preciso antes de ir à agência, tanto para poupar o seu tempo e dinheiro de deslocamento, mas também para conseguir diminuir o tempo da ação.

O segurado possui o prazo de 30 dias depois do retorno do INSS para finalizar todas as pendências existentes, por isso, fique atento.

Diretamente no portal do Meu INSS, há a categoria nomeada como “Cumprimento de exigência”, sendo essa a opção mais indicada caso queira achar uma solução mais simples para determinada questão.

Publicidade

Publicidade

Esse processo é usado para fazer o agendamento do cidadão até a agência mais próxima do INSS, de forma a levar os documentos que faltam para certo requerimento.

Isso é algo muito comum, mesmo quando se levam todos os documentos pré-requisitados, visto que muitas das vezes, o INSS irá solicitar documentos complementares à questão, a fim de verificar a veracidade dos demais fatos que ali constam.

Mas não se preocupe! Nesse caso será encaminhado uma notificação diretamente ao interessado, seja via e-mail ou por carta registrada – ou, é possível obter essa informação em primeira mão por meio do número já dito acima, 135.

Depois que estiver com o documento necessário, basta acessar novamente o portal do Meu INSS, clicando na aba “Agendamentos/Requerimentos”.

Publicidade

Depois disso, basta clicar em “Novo requerimento” e novamente em “Cumprimento de Exigência”.

Publicidade

Meu requerimento está parado há mais de 30 dias. E agora?

Se o período que foi estipulado pelo INSS tenha sido negligenciado, o segurado não terá a possibilidade de continuar com esse mesmo procedimento, dessa forma, será preciso começar um desde o início.

Por isso é tão importante que se tenha atenção para todo o documento e o prazo pré determinado, visto que quando não obedecido, há demasiados problemas que serão causados e mais tempo perdido.

Assim, além de separar com calma todos os documentos que são requisitados, fique sempre atualizando o seu portal do INSS, visto que as consequências posteriores são bem piores do que se pode imaginar.

Publicidade

Publicidade

Se você quer receber estas e demais notícias que são úteis para o trabalhador brasileiro, seja sobre processos do INSS, recebimento de benefícios, distribuição de auxílios e demais possibilidades, fique sempre ligado em nosso site.

Aqui você terá atualizações diárias sobre os assuntos mais interessantes do ramo, além de estar sempre muito bem informado sobre a situação do trabalhador brasileiro.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário