INSS: Veja como você pode consultar o número do seu benefício!

Todos os indivíduos que recebem algum benefício, aposentadoria ou pensão através da Previdência Social, possuem um código de identificação. Sendo assim, esse código não é feito em vão, uma vez que o segurado precisa dele para consultar quaisquer informações sobre seus benefícios.

A partir do momento em que o benefício é aprovado, o número é enviado para a casa do segurado através da carta de concessão. No entanto, além da carta de concessão, é possível saber o número do benefício de outras seguintes formas:

  • Autoatendimento do INSS
  • CPF através dos canais digitais
  • Através da Central 135
inss logo

Consulta do número do benefício através do portal do Meu INSS

O portal do Meu INSS veio como um facilitador para os beneficiários. Através do site ou do aplicativo, os indivíduos podem consultar seus benefícios, solicitar extratos, realizar agendamentos e claro, saber o número do benefício.

Consultar o número do benefício através do site ou aplicativo do Meu INSS é simples e rápido. Basta acessar o portal e acessar o login. O próximo passo é clicar em “meus benefícios” na tela inicial. Caso o cidadão ainda não tenha se cadastrado no portal, poderá fazer isso facilmente.

Caso o cidadão possua mais de um benefício cadastrado no mesmo CPF, poderá consultá-lo da mesma forma. Todas as informações aparecerão na tela seguinte.

Identificar o número através da Central 135

A Central Telefônica do INSS está disponível para que o segurado tire suas dúvidas e também consulte informações sobre seus benefícios. Sendo assim, o interessado também pode fazer a identificação do número através da Central.

Para consultar o número do benefício por meio da Central, basta ligar para o número 135 e informar o número do CPF. Após isso, é necessário que o indivíduo confirme algumas informações cadastrais a fim de evitar possíveis golpes e prezar pela segurança dos dados pessoais e financeiros.

A Central Telefônica do INSS funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Vale lembrar que se as ligações forem feitas a partir de telefones fixos ou telefones públicos, não há nenhuma cobrança.

Caso a ligação seja feita por meio de um celular, as taxas cobradas são as mesmas de uma ligação local.

Como é feita a consulta do número do benefício através do site da Previdência Social?

A consulta do número do benefício INSS também pode ser feita pelo site da Previdência Social. Ao acessar o portal, basta selecionar o menu de serviços disponíveis.

Após acessar o menu citado acima, é necessário selecionar a opção “Para quem já tem Benefício”. Dentre as opções, basta selecionar o serviço desejado.

Consulta através do número NIS

Todos os indivíduos que são segurados de algum programa fornecido pelo Governo Federal, são identificados pelo Número de Identificação Social, o NIS, criado pela Caixa Econômica Federal.

O NIS pode e deve ser utilizado para que o interessado consulte o seu benefício e também para que ele faça solicitações de outros programas. É comum que o NIS seja requisito para solicitar a participação em benefícios.

Entretanto, caso o cidadão não possua o número NIS em mãos, pode realizar a consulta com o CPF sem a ocorrência de maiores problemas.

Danielle Gewehr
Redatora e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas.
FacebookInstagram

Deixe seu comentário