IPCA sobe 0,96% em julho: saiba como isso afetará o seu bolso

Com seu nível mais alto atingido em quase 20 anos, a inflação brasileira ganhou mais destaque no mês de julho, ficando mais “pesada” diante dos valores cobrados pela energia elétrica, aumentando a taxa acumulada de um ano em quase 8%, enquanto isso, o Banco Central investe mais na redução monetária.

O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor -, teve um aumento de 0,96% no mês de julho depois de passar por 0,53% no mês passado, conforme dados publicados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, nessa terça-feira, 10 de agosto.

Publicidade

Publicidade

Esse foi considerado como o maior resultado para o mês de julho desde o ano de 2002, quando essa quantidade chegou até 1,19%

No tempo de 1 ano, essa taxa que foi acumulada até o mês de passado foi de 8,99%, de 8,35% em junho, continuando em um nível considerado como acima do teto da meta para esse ano, com uma inflação de 3,75%, com margem de alteração de 1,5 ponto percentual.

IPCA sobe 0,96% em julho: saiba como isso afetará o seu bolso
IPCA sobe 0,96% em julho: saiba como isso afetará o seu bolso. Foto: Reprodução/IBGE.

Esses números também são os mais altos desde o 9,32% que aconteceu no mês de maio de 2016.

Publicidade

Publicidade

O mês de julho teve muita influência de energia, combustíveis, monitorados e alimentos. Foi uma alta com várias causas”, comentou o analista da pesquisa, André Filipe Guedes Almeida.

Aumento dos combustíveis e alimentos

O aumento dos valores dos combustíveis e também da energia, acabou incidindo nos gastos das famílias nos últimos tempos, sem falar no acréscimo da carne em até 34%. Esses são alguns dos pontos que alargaram a inflação grandiosamente.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário