IPTU 2022 Cuiabá — Segunda Via, valor, consulta, como Pagar

Todos os anos surgem notícias a respeito de vários tipos de impostos que muita gente precisa pagar, assim como tais tributos obtiveram aumento, como é o caso do Imposto de Renda Predial Urbano (IPTU 2022 Cuiabá).

Comparado ao ano passado, estima-se que neste ano o valor desse imposto chegue a ficar ainda mais caro, em cerca de 2,7%.

Publicidade

Publicidade

Saiba mais a seguir como funciona o IPTU 2022 em Cuiabá.

Valor do IPTU 2022 Cuiabá

Pessoas segurando boleto do IPTU
Valor do IPTU 2022 Cuiabá (imagem: reprodução/site JusBrasil)

É estabelecido o quanto dever a ser pago pelo IPTU 2022 Cuiabá levando em consideração, principalmente, o valor de referência que vale o imóvel conforme o poder público.

Em vista disso, se torna importante relatar que esse valor sofre bastante influência de quesitos, como:

Publicidade

Publicidade

  • Material de construção utilizado;
  • Localização do imóvel;
  • Estado de conservação, dentre outros quesitos da propriedade.

O contribuinte consegue averiguar no carnê, com exatidão, o quanto deve pagar pelo tributo. Lembrando que basta acessar o site oficial da prefeitura de Cuiabá para obter o carnê.

Como emitir 2ª via do Boleto IPTU 2022

Para emitir a segunda via do boleto IPTU 2022 Cuiabá, basta que o contribuinte siga o passo a passo abaixo:

  1. Entre no site oficial da cidade de Cuiabá, no segmento “Emissão Cuiabá MT/Portal”;
  2. Escolha a opção “Lançamentos diversos”;
  3. Informe seu CPF/CNPJ, seguido do seu número de inscrição;
  4. Clique sobre a opção “Avançar”.

Após esses passos, um segundo campo será aberto, no qual descreverá o produto de parcelamento. Com isso, basta marcar o produto, que o boleto da parcela será gerado pelo sistema.

Como pagar IPTU

Com a finalidade de tornar o pagamento acessível a todos, os contribuintes podem optar em realizar o pagamento do valor desse tributo de uma única vez (cota única) ou de forma parcelada.

Quanto às formas de pagamento, vale mencionar que o contribuinte que paga à vista ou com antecedência, a ele, é possibilitado conseguir certo desconto.

Como renegociar dívida no IPTU em Cuiabá

Os contribuintes de Cuiabá, que estão com débitos quanto ao IPTU, têm a oportunidade de regularizar sua situação por meio do Mutirão da Conciliação Fiscal.

Publicidade

Publicidade

Até o dia 30 de julho, essa forma de renegociação do tributo ofereceu a chance de quitar dívidas sob descontos de até 95% nos juros e multas. E, o parcelamento da pendência poderia ser feita em até, no máximo, 48 vezes.

A Prefeitura de Cuiabá foi quem deu início à ação, por meio da Procuradoria Geral do Município, em associação ao Poder Judiciário.

Desta forma, todos os trâmites atrelados a divida no IPTU 2022 Cuiabá, podem ser realizados de forma remota/online, sem que seja necessário o contribuinte sair de casa.

Sobre o IPTU 2022 Cuiabá

Todo o cidadão de Cuiabá que é proprietário de quaisquer tipos de imóveis neste município fica a cargo de pagar o IPTU. Vale ressaltar que, até um terreno sem nenhuma construção se enquadra como imóvel.

Publicidade

Em vista disso, é importantíssimo mencionar que todo valor arrecado por meio desse imposto é voltado para o desenvolvimento da própria cidade.

Publicidade

Dessa forma, aplica-se o valor obtido com o IPTU 2022 Cuiabá nos seguintes setores:

  • Infraestrutura municipal;
  • Educativo;
  • Saúde.

Logo, com o IPTU 2022 Cuiabá em dia, é possível contribuir para que o seu município continue a se desenvolver em várias áreas.

Veja também: Prefeitura de Goiânia pretende dar desconto de 45% no IPTU 2022

Publicidade

Publicidade

Fontes: IPTU 2022, Cuiabá Prefeitura

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário