IPTU 2022 Florianópolis – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Com a aproximação do final do ano os cidadãos brasileiros devem começar a pensar nos impostos que devem ser pagos no início de 2022.

Um desses tributos é o Imposto Predial e Territorial Urbano que incide sobre a posse de propriedades em zonas urbanas.

Publicidade

Publicidade

A cobrança do IPTU também é feita na cidade de Florianópolis, localizada no estado de Santa Catarina.

IPTU

O IPTU é um imposto cobrado todos os anos aos proprietários de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais situados nas cidades. 

Conforme a quantidade de propriedades, o contribuinte deve pagar pelo IPTU de cada uma delas.

Publicidade

Publicidade

Acesse o site da prefeitura para verificar os serviços do IPTU

Vale mencionar que caso a propriedade seja apenas um terreno o contribuinte deve pagar o Imposto Territorial Urbano. 

Já para as propriedades localizadas fora do perímetro urbano, o contribuinte deve pagar o Imposto Territorial Rural de acordo com os cálculos e alíquotas estabelecidos para a categoria.

Consulta IPTU 2022 Florianópolis

A fim de informar os contribuintes sobre todos os serviços relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano, a prefeitura de Florianópolis disponibiliza um serviço de consulta.

Dessa forma os proprietários de imóveis podem consultar possíveis pendências no sistema ou solicitar alguns serviços. Veja abaixo o passo a passo de como realizar a consulta:

  1. Acesse o site da prefeitura de Florianópolis;
  2. Selecione a opção “IPTU”;
  3. Informe o ano do IPTU que deseja gerar;
  4. Digite o número da inscrição do imóvel;
  5. Consulte as informações desejadas.

A importância do IPTU perante a prefeitura é que com os recursos a cidade pode investir em diversas melhorias de setores essenciais, como educação, saúde, infraestrutura, segurança pública, transporte, entre outros.

Valor do IPTU 2022 Florianópolis

O valor do IPTU 2022 ainda não foi informado pela prefeitura de Florianópolis, mas geralmente a quantia é determinada com base no valor venal da propriedade.

Publicidade

Publicidade

O valor venal consiste no valor de compra e venda do imóvel. Além disso, o preço do IPTU também é determinado de acordo com alguns fatores, como idade e localização do imóvel, área construída, área total do terreno, entre outros.

É importante mencionar que o valor venal das propriedades pode sofrer reajustes ao longo dos anos por influência do mercado, ou seja, se há valorização da região ou reformas na propriedade, por exemplo.

Também existe a possibilidade de isenção do pagamento do IPTU de acordo com as propriedades. Nesse caso, é importante consultar a prefeitura para saber quais são as condições.

Segunda via do IPTU

Geralmente o carnê do IPTU é encaminhado para a residência dos proprietários logo no início do ano, mas algumas pessoas acabam perdendo as guias de pagamento.

Publicidade

Para não deixar de realizar os pagamentos, os contribuintes podem emitir uma segunda via do carnê do IPTU 2022 Florianópolis.

Publicidade

Saiba como no passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da prefeitura;
  2. Selecione a opção “IPTU”;
  3. Informe o ano de exercício que pretende pagar o IPTU;
  4. Informe o número de inscrição do imóvel;
  5. Pronto! É só imprimir ou fazer o download do carnê.

É importante mencionar que é de responsabilidade do proprietário verificar a disponibilidade das guias de pagamento.

Pagamento

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano previsto para o ano de 2022 para a cidade de Florianópolis poderá ser realizado na rede bancária de preferência do proprietário ou em casas lotéricas.

Publicidade

Publicidade

Quem preferir pode fazer o pagamento à vista ou de forma parcelada. Para aqueles que optarem pelo pagamento em cota única a prefeitura poderá oferecer descontos para estimular a regularização do IPTU.

A escolha entre o pagamento à vista ou parcelado fica a critério do contribuinte, mas alguns especialistas apontam que o pagamento com desconto pode ser benéfico a longo prazo, especialmente se as taxas de juros estiverem altas.

Para os casos de inadimplência, ou seja, caso o contribuinte não efetue o pagamento do IPTU 2022 dos imóveis localizados em Florianópolis, a prefeitura poderá entrar na justiça e solicitar a penhora ou o leilão da propriedade a fim de arcar com os custos do pagamento do tributo. 

Fontes: IPTU 2022 e UOL.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário